Câmara de Águeda apresenta programa do AgitÁgueda.

2016-06-07 11:50

Categoria: 

Concelho: 

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda recebeu, no dia 2 de junho, a conferência de imprensa da apresentação oficial da 12ª edição do AgitÁgueda Art Festival, que decorre de 2 a 24 de julho. 

O AgitÁgueda oferece 23 dias de programação. Pelo palco principal vão passar António Zambujo (dia 2); Sérgio Godinho & Orquestra Filarmónica 12 de Abril (dia 3); Dealema (dia 6); Gene Loves Jezebel (dia 8); Cock Robin (dia 9); André Sardet & Banda Nova de Fermentelos (dia 10); Ana Moura (dia 15); We Trust e Capitão Fausto (dia 16); Átoa (dia 20); Inner Circle (dia 22); The Black Mamba e HMB (dia 23) e Emir Kusturica (dia 24).

Além dos nomes consagrados e da presença de vários DJ´s, a missão do festival assenta também na promoção de novos projetos musicais através da realização do "Talentos AgitÁgueda", concurso que pretende promover a participação de novos projetos artísticos nacionais.

Instalada no Largo 1º de Maio, a tenda gigante decorada com os famosos chapéus-de-chuva coloridos é um dos fatores de interesse a quem visita o AgitÁgueda, contudo o evento conta igualmente com um conjunto de iniciativas sociais, culturais, artísticas e desportivas de excelência a pensar em todas as idades.

O recinto irá receber as tradicionais tasquinhas, dinamizadas por instituições concelhias e que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho. A novidade nos Espetáculos de Rua passa pela conceção de uma ópera partindo de uma residência com artistas convidados, para trabalhar com os habitantes da cidade de Águeda.

Gil Nadais caracteriza o AgitÁgueda como sendo “uma festa para todos e pensado para as famílias”.

Sendo um evento com entrada livre, e que atrai milhares de visitantes, a grande prioridade e preocupação da Autarquia “passa pela segurança das pessoas”, referiu o Presidente da Câmara.

O AgitÁgueda já alcançou um patamar de reconhecimento nacional e internacional, mesmo assim “contínua a haver o desafio e a vontade de inovar”, reconheceu o Autarca. Esta 12ª edição “será novamente mais um excelente acontecimento”, concluiu Gil Nadais.

O Vereador do Turismo, Edson Santos, detalhou alguns pormenores relativos à programação, referindo que “este evento é muito mais que um cartaz intenso. É o envolvimento de todo um Concelho e da sua população”.

Para Edson Santos o “AgitÁgueda já é uma marca que ultrapassou as barreiras do Município e da Região”. Apesar do reconhecimento alcançado “é fundamental que continue a ser o palco de projetos concelhios e criados em Águeda”, explicou.

“Nesta edição iremos ter a Orquestra Filarmónica 12 de Abril e a Banda Nova de Fermentelos a partilhar o palco com dois artistas de renome nacional”, exemplificou.