Biblioteca Municipal de Albergaria promove encontros com Raquel Varela e Maria João Lopo de Carvalho.

2016-09-03 14:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A historiadora Raquel Varela e a escritora Maria João Lopo de Carvalho (na foto) vão estar à conversa com os leitores no último quadrimestre do ano, na Biblioteca Municipal. A investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com obras publicadas sobre o 25 de Abril e o Estado Social, é a convidada do Ciclo “Conversa com..” na tarde de 8 de outubro, pelas 17h00.

Por seu lado, Maria João Lopo de Carvalho marcará presença na Biblioteca no dia 12 de novembro, às 16h30. Autora da coleção juvenil “7 Irmãos” e de vários romances históricos, encontra-se a promover a mais recente obra “Até Que o Amor Me Mate”, sobre a vida e os amores de Luís de Camões.

A encerrar o ciclo de conversas, o regresso de Constança Cordeiro Ferreira que, após o sucesso de “Os Bebés Também Querem Dormir”, vem apresentar a mais recente obra e dinamizar uma oficina intitulada “Dias Felizes, Noites Tranquilas”. A sessão é a 3 de dezembro, às 15h30.

A nova agenda de atividades da Biblioteca Municipal arranca com outro regresso muito aguardado por pais e filhos. As sessões de culinária saudável vão ter lugar nas manhãs de 17 de setembro e 22 de outubro, subordinadas aos temas “Cozinha dos Sentidos” e “Cozinha com História e Tradição”.

Para as famílias, regressa também o projeto “Aos Sábados, Conto Contigo!”, leituras encenadas dinamizadas pelo SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa, que começam já amanhã, dia 3. Estas sessões continuam depois a 8 de outubro, leitura que vai contar com as participações dos atores Ivo Prata e Miriam Ferreira. Estão marcadas mais duas sessões, a 5 de novembro e 3 de dezembro.

Ainda nas ações dirigidas ao público infantil, será dinamizado, a 19 de novembro e 10 de dezembro, o TeatroTECA, um projeto de exploração do corpo e do mundo interior da criança, através de técnicas de expressão dramática.

Para os adolescentes, a Biblioteca Municipal estreia uma nova iniciativa a 28 de setembro denominada “Conto a Conto, Eu Me Encontro”. Todos os meses, na primeira quarta-feira, os jovens são convidados a explorar diferentes literacias, como um texto, música, imagem ou fotografia, criando uma dinâmica que favoreça o desenvolvimento pessoal, a análise, a discussão e a partilha de ideias e experiências. Até ao final do ano, haverá encontros a 2 de novembro e a 7 de dezembro, pelas 14h30.

Na programação do mês de novembro salienta-se, no dia 5, a apresentação do terceiro número da “Revista Albergue – História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha”, uma edição da Câmara Municipal que visa promover a investigação e a valorização do património local.

Antes, a 22 de outubro, mais uma sessão “Encontros com Letras”, desta vez, para divulgar o livro de poesia “O Silencioso Canto das Aves Migratórias”, de São Gonçalves. Todos os meses, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha promoverá uma exposição diferente das mais diversas áreas artísticas.

Durante o mês de setembro, já disponível ao público está a III Mostra Bibliográfica de Ficção Científica e Fantasia, que inclui uma palestra, no dia 17, com Álvaro Holstein e José Manuel Morais. Em outubro aguarda-se pela mostra “Desenvolvimento e Memória”, que reunirá as aguarelas de António Moniz Palme.

Em novembro, a fotografia está em evidência com “Sorti Na Pe Ki Sta”, de Luís Silva. Na quadra natalícia, Joaquim Janeiro irá expor diferentes brinquedos e miniaturas em “Coleção de uma Vida”, prosseguindo um ciclo anual de exposições de colecionadores Albergarienses. A participação nas atividades da Biblioteca Municipal é gratuita.