Aveiro tem acordo com a Fundação Cupertino Miranda para a dinamização cultural.

2018-04-04 07:52

Categoria: 

Concelho: 

A Fundação Cupertino Miranda e a Câmara de Aveiro celebram um protocolo para a dinamização de eventos culturais em Aveiro.

Detentora do Centro Português do Surrealismo, através do seu Museu e Biblioteca e que tem procurado dar a conhecer o seu acervo, os artistas e autores e, ainda a valorização do património cultural nacional, a Fundação Cupertino Miranda vai colaborar com o Município.

A autarquia garante a afirmação de Aveiro nos circuitos nacionais e internacionais de arte e fala em “acordo relevante” no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

A Fundação destaca-se ainda pelo seu Grupo Vocal Capella Musical Cupertino de Miranda, criado com o objetivo de dinamizar o património da música renascentista portuguesa.

Para já o Município aprova o pagamento de 4 mil euros para a realização de dois concertos e de uma exposição.

Mais uma parceria depois do acordo com a Fundação Serralves, em Dezembro de 2017, que garante a entrada de Aveiro no Conselho de Fundadores, e que permite a incorporação na coleção do Museu da Cidade de Aveiro (MCA) da reprodução numerada e assinada feita a partida obra “À memória do Ângelo, 2014, de Jorge Pinheiro”, dedicada ao seu amigo e colega Ângelo de Sousa.

Entretanto, o Executivo Municipal deliberou aceitar a doação de duas pinturas ao Museu da Cidade de Aveiro, doadas em testamento pela Professora Maria da Conceição Coelho, e que irão agora integrar a Reserva do Museu da Cidade.

Trata-se da “Pintura, Carlos Ramos, óleo sobre tela” e da “Pintura, Manuel Tavares, aguarela, 1965”, que foram agora inventariadas e integradas nas coleções da Reserva do Museu da Cidade.