Aveiro: Teatro Aveirense estreia o filme "As aves" filmado em Aveiro.

2024-03-05 17:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense apresenta em antestreia o filme “As aves” baseado em conto de Mia Couto e filmado em Aveiro.

Sessão assinala os 143 anos do Teatro Aveirense e é acompanhada de uma exposição de fotografia sobre a longa-metragem e a sua rodagem.

O filme As Aves, baseado num conto de Mia Couto e realizado por Pedro Magano, tem antestreia, esta terça-feira, às 21h30, no Teatro Aveirense, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. A sessão assinala as celebrações dos 143 anos do Teatro Aveirense, inaugurado a 5 de março de 1881 e, desde então, fundamental na vida cultural da cidade e da região de Aveiro.

A longa-metragem “As Aves” retrata um velho isolado a viver rodeado de água.

Odeia os deuses e desabafa os seus lamentos com uma caturra, a Poupa, que mantém aprisionada numa gaiola, uma metáfora da sua própria vida.

No entanto, encontra nas palavras dos livros que descobre na biblioteca, durante as suas deambulações furtivas pela cidade, a sua liberdade. Uma obra inspirada no conto A Morte, o Tempo e o Velho, de Mia Couto, que o realizador cruza com a peça clássica As Aves, de Aristófanes.

Pedro Magano é natural da região de Aveiro e o filme foi rodado neste território, com grande parte da ação a decorrer na ria.

Um ritmo de filmagens planeado de acordo com o ritmo das marés, num local de difícil acesso e pouca mobilidade, mas com um enorme potencial visual.

A narrativa é cíclica, indo ao encontro do conceito de vida repetitiva dos humanos e da dimensão cíclica do Tempo, tal como o conhecemos.

A antestreia de As Aves será acompanhada de uma exposição de fotografia de Jorge Costa, com imagens da rodagem do filme e dos lugares onde esta aconteceu. Estará patente no foyer do Teatro Aveirense entre 5 e 23 de março.