Aveiro: Seminário Internacional de Curadores reúne especialistas em arte contemporânea.

2018-08-22 14:12

Categoria: 

Concelho: 

Os Museus de Aveiro centram a sua programação dos últimos meses do ano na valorização e difusão da arte contemporânea, destacando-se a exposição “Corpo, Abstração, Linguagem na Arte Portuguesa, Coleção da Secretaria de Estado da Cultura em depósito na Coleção Serralves e no Município de Aveiro” promovida em conjunto com a Fundação Serralves.

Durante este programa dedicado à arte contemporânea Aveiro assume, também, protagonismo no projeto CreArt 2 organizando duas iniciativas que mobilizam os artistas, os curadores e os diferentes agentes culturais das doze cidades parceiras da Rede de Cidades para a Criação Artística (Aveiro, Valladolid, Clermont-Ferrand, Rouen, Liverpool, Lecce, Génova, Lublin, Katowice, Kaunas, Zagreb e Skopje).

Entre os dias 29 e 31 de outubro tem lugar o Seminário Internacional de Curadores. A iniciativa, que vai decorrer no Museu de Aveiro (Santa Joana) é dedicada às novas abordagens entre o conceito e a prática da criação artística tendo por tema What is to curate an exhibition? Presenting the past, narrating the present e será orientada por Mariana Pinto dos Santos.

A residência artística realiza-se entre 3 e 30 de novembro, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, com objetivo de continuar a promover a criação e produção artística e envolvimento da comunidade e industria criativa local, conta com a colaboração da VIC Arts House na sua orientação. Serão selecionados três artistas, um dos quais de Aveiro e os outros dois provenientes das cidades parceiras do projeto prevendo-se nesta conjugação “uma mais-valia na troca de experiências e no seu enriquecimento artístico”.

As candidaturas estão abertas até 16 de Setembro e devem ser efetuadas em: https://creart2-eu.org/open-calls/creart-open-call-artist-in-residence-i... onde também estão descritas as condições de participação.