Aveiro: Filarmonia das Beiras no concerto de abertura dos Festivais de Outono.

2018-10-19 08:15

Categoria: 

Concelho: 

Dia de aranque para mais um ciclo de programação dos Festivais de Outono.

O programa desenrola-se em vários locais de Aveiro até dia 28 de Novembro com música erudita, de câmara e jazz, incluindo também um miniciclo de piano.

Abertura, às 21h30, no auditório da Reitoria, com obras de Claude Debussy, Vasco Negreiros, Edvard Grieg, Mozart e Béla Bartók.

A Orquestra Filarmonia das Beiras é orientada pelo maestro convidado Vasco Nogreiros e acompanhada por Joana Ribeiro (harpa) e Jorge Ferreira (flauta de bisel)

O programa dos FO é, como habitualmente, recheado de “notáveis de artistas de elevado nível”, residentes no país ou estudando no estrangeiro.

“O programa promove a fruição de música simplesmente bela, viva e desafiante, independentemente da época em que foi escrita”, anuncia António Chagas Rosa, professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA e programador do evento.

Também como habitualmente, a Orquestra Filarmonia das Beiras tem a seu cargo a abertura e o encerramento dos FO.

O concerto de abertura incluirá obras de Debussy, Grieg, Mozart, Bartók e ainda de Vasco Negreiros, também professor do DeCA, que dirigirá. O concerto de encerramento assinalará os 150 anos do nascimento e 70 anos da morte do compositor José Vianna da Motta e será dirigido pelo maestro e professor, Luís Carvalho.

O miniciclo de piano, um pequeno festival dentro dos Festivais, está agendado para dia 17 de novembro, no Museu de Aveiro, e inclui três recitais com início às 16h00, 18h30 e 21h30. A interpretação está a cargo de, respetivamente, Inês Filipe, António Oliveira e Ana Telles.

O Trio Syrinxcello, a 7 de novembro, e o Coro Voz Nua, com Pedro Rodrigues, à guitarra, professor da UA, no dia 14 de novembro, são também intérpretes incluídos no programa.