Aveiro: Feira do Livro abre portas sexta-feira.

2018-05-24 15:20

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inicia esta sexta dias dedicados ao livro com a Feira do Livro 2018 este ano sob o mote “Aveiro de Eça”. Certame até 10 de junho no Mercado Manuel Firmino com inauguração agendada para as 17h30 desta sexta-feira.

Pretende-se homenagear um expoente da literatura portuguesa, escritor com fortes ligações a Aveiro, Eça de Queirós, que tem permanecido como um dos melhores promotores da língua da portuguesa, sendo a sua obra amplamente divulgada e estudada.

Serão desenvolvidas conversas, com paralelismo entre Eça de Queirós e os escritores de hoje, homenageando-se a língua e a literatura portuguesa, que se transformam em novos livros, histórias diferentes e maneira originais e únicas de ver a realidade, quer seja ela real ou inventada.

O programa conta com a presença de diversos autores nacionais, muitos de referência e figuras mediáticas, autores de Aveiro cidade-Região e prevê a realização de diversas atividades na área da música, do teatro, e dias temáticos: Dia do Livro infantil, Dia do Autor da Região de Aveiro, Dia da saúde e Bem Estar e Dia da poesia .

Estão confirmadas10 representações de livreiros aveirenses (António Proença, Livraria Santa Joana, Fernando Parada - representações, Livraria ABC, Socodante, Palmo e Palmo, Angels Formula, Ror de livros, CTT,CMA), apresentando as principais editoras nacionais, ocupando uma área expositiva de cerca de 200 m2.

Esta sexta destaque para a ilustração de um painel alusivo à vida e obra de Eça Queirós, por Ana Moreira (produção Booktailors) e a abertura de portas acontece às 15h, seguindo-se às 17h30 a cerimónia de inauguração.

A primeira noite conta com a conversa com Afonso Reis Cabral e moderação de Filipa Melo (produção Booktailors).

A 31 de maio o dia é dedicado ao Livro Infantil; dia 2 de junho é o dia do autor da Região de Aveiro; 3 de junho é dia de saúde e bem-estar e dia 10 é Dia da poesia.