Aveiro: Exposição sobre vida e obra de Mário Sacramento instalada na Praça da República.

2024-03-23 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recorda o legado de Mário Sacramento com a exposição “Façam o Mundo melhor, ouviram? Mário Sacramento 1920-1969”

A inauguração acontece este domingo, dia 24, na Praça da República, e a mostra fica patente até 25 de Abril.

Trata-se de uma exposição evocativa da vida e obra de Mário Sacramento que vai destacar a importância deste cidadão aveirense na dimensão cultural, social e política, local e nacional, nomeadamente através de todo o trabalho que desenvolveu na teorização do neorrealismo, importante movimento cultural do século XX.

Esta mostra, que ostenta o selo da Capital Portuguesa da Cultura, estará patente na Praça da República como espaço de mostra e aproximação para dar a conhecer mais e melhor o percurso deste marcante humanista e neorrealista português.

Mostra com o apoio do Museu do Neo-Realismo e da família de Mário Sacramento, que nele depositou o espólio do autor.

O neorrealismo é um movimento que se estrutura, na Europa e no mundo, no período entre as duas guerras mundiais, e que chegou a Portugal no início dos anos 40 do século XX.

Surge como oposição do idealismo, o que quer dizer que procura mostrar a realidade nua e crua, sem filtros.

É em todo este ambiente cultural e político que Mário Sacramento se insere, desenvolvendo a sua atividade de crítica e ensaísmo literário, bem como o seu compromisso cívico e político, nomeadamente através da organização dos Congressos Republicanos de Aveiro (ou da Oposição Democrática), que marcaram, de forma indelével, o rumo da história recente de Portugal, que este ano, 2024, celebra os 50 anos do 25 de abril.