Aveiro dedica fim de semana à cerâmica.

2018-05-18 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe, este fim de semana, o programa “Bom dia Cerâmica – Aveiro”.

Esta ação integra-se nas comemorações nacionais e europeias do “Bom dia Cerâmica”, iniciativa originalmente criada em Itália, mas alargada na edição de 2017 a inúmeros países europeus, incluindo Portugal.

Iniciativa da recém criada Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC), da qual a CMA é membro fundador, assumindo presentemente a Presidência da Mesa da Assembleia Geral.

Este sábado, às 10h, terá lugar a iniciativa “À descoberta dos materiais” que consiste em atividades no Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

À mesma hora, no Maker’s Lab, desenrola-se o “Construir o Mundo camada a camada” com demonstrações de manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, uma técnica inovadora para produção de objetos com geometrias altamente complexas e personalizadas.

Às 14h30 no edifício da Antiga Capitania, no âmbito dos 10 anos de Aveiro no Projeto SOS Azulejo, realiza-se a conferência evocativa com a participação de Leonor Sá, Coordenadora Nacional do Projeto SOS Azulejo e Ana Velosa, Diretora da Licenciatura em Reabilitação do Património Universidade de Aveiro.

Seguir-se-á a visita guiada à exposição Azulejo Luz e Cor, e um caso prático com a recolocação de Azulejos de edifício na Rua Combatentes da Grande Guerra. Iniciativa com a colaboração do Estabelecimento Prisional de Aveiro.

Domingo, dia 20, durante a manhã, os Museus de Aveiro irão proporcionar um dia aberto com ateliers dedicados as crianças e famílias. Na Fábrica da Ciência Viva, pelas 10h00, realiza-se o Workshop Doing: Arte em Cerâmica.

A fechar estes dois dias de atividade realiza-se durante a tarde de domingo, pelas 15h00, no São Nobre da Junta de Freguesia de Aradas, o “Bom Dia Aradas”.

Trata-se de uma Palestra sobre a história da cerâmica em Aradas e o seu papel na cerâmica em Aveiro com o aradense – ex-presidente da Junta de Freguesia e recentemente agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em cobre – David Paiva Martins, e João Labrincha do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, seguindo-se uma visita a uma Fábrica de referência histórica.