Aveiro assinala o Dia Mundial da Arte Nova.

2018-06-08 22:40

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Arte Nova e outros edifícios com esta traça vão estar em destaque durante o fim-de-semana na celebração do Dia Mundial da Arte Nova, que se comemora a 10 de junho.

Visitas guiadas, câmara fotográfica artesanal e “Arte Nova na Ria” (espetáculo multidisciplinar e interativo, envolvendo as áreas da música, do teatro, da mímica, da dança e da poesia) são as propostas para sábado e domingo, dias 9 e 10 de junho.

Nos dois dias, pelas 10h00, haverá visitas guiadas à “Coleção Nascimento Leitão: objetos que contam histórias” patente no Museu Arte Nova e às 11h00 e 15h00 realizam-se visitas guiadas ao Museu Arte Nova e seu roteiro.

Igualmente no sábado e domingo, com sessões às 14h00 e às 18h00, no piso 0 do Museu Arte Nova realiza-se a iniciativa “À La Minute. A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”.

Trata-se de uma oportunidade para todos os visitantes e interessados fazerem sessões de retrato livre, realizando as fotografias com uma câmara fotográfica artesanal.

As imagens são reveladas no interior da mesma câmara e as cópias são entregues aos interessados. Quem tiver curiosidade, pode, ainda, ver como funciona a câmara, o processo de trabalho e também descobrir alguns aspetos da história deste processo, uma das grandes novidades no período da Arte Nova.

Este Sábado, dia 9 de junho, pelas 19h00 no Museu Arte Nova acontece o “Arte Nova na Ria” que pretende ser um espetáculo multidisciplinar e interativo, envolvendo as áreas da música, do teatro, da mímica, da dança e da poesia.

Os artistas intervenientes, Eunice Aires, Nuno Caçote e um conjunto de alunos do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, conduzirão o público numa viagem até ao final do século XIX e início do século XX, levando a que o ouvinte tome contato com partícularidades do movimento artístico e cultural da Arte Nova.

De forma lúdica, com momentos cómicos alternados com momentos introspetivos e sob um fio condutor musical, recriar-se-á uma soirée musical parisiense com indumentária alusiva ao período Arte Nova, num cenário bem português e aveirense.

Ao longo do dia de sábado haverá Animação de Rua. Uma bicicleta, flores, música e poesia visual são os ingredientes principais desta performance clownesca.