Aveirense recebe estreia nacional de peça sobre o Estado Novo.

2017-11-16 10:20

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense recebe a estreia nacional da peça “O fascismo (aqui) nunca existiu”. Primeira apresentação, esta sexta, às 10h30, para público escolar e, sábado, às 21h30, para público geral.

Retrata o Portugal anterior ao fim do Estado Novo. "Que país era Portugal entre o final da 2ª Guerra Mundial em 1945 e o dia anterior à Revolução do 25 de Abril de 1974?” este o ponto de partida para a peça inspirada em diversas obras literárias, dos grandes autores portugueses, do romance, escrita teatral, ensaio e poesia, mais crónicas jornalísticas e poemas que viraram canções, panfletos políticos e religiosos.

Os atores contam histórias pessoais e factos que marcaram a História numa ligação estreita com o público. O espaço de ação cénica estender-se-á por toda a sala de espetáculo.

Este é o primeiro espetáculo de uma trilogia que o Teatro Art´Imagem vai apresentar nos próximos anos e que se denomina "A Identificação de um (o meu) País" e que aborda setenta anos de Portugal e os portugueses desde 1945 aos nossos dias.

"Os Anos que abalaram o (nosso) mundo"( 1974-1995) e "(Ai que) medo de existir!" (1996 aos nossos dias). “As memórias de um país e de uma companhia de teatro que em 2022 celebrará 40 anos de actividade”, explica o diretor e encenador José Leitão.

Peça para ver este sábado à noite no Aveirense.