Avanca avalia mais de dois mil filmes em mais um festival de cinema.

2015-07-09 10:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Foram mais de 2 mil os filmes submetidos a concurso à 19ª edição do Festival Internacional de Cinema de Avanca que decorre de 17 a 22 de Julho. Nomes conceituados da área prometem marcar presença e as representações chegam de vários pontos do mundo. António Costa Valente, presidente da direção do Cineclube de Avanca, admite que se trata de uma edição de grande abrangência. “Vamos ter filmes do Japão, Croácia, São Tomé, Itália e Brasil. Um conjunto de ligações fazem com que estas janelas estejam sempre disponíveis”, refere Costa Valente sobre a rede de parcerias.

O presidente da Câmara de Estarreja assume que se trata de um evento importante para a promoção cultural. A autarquia liderada por Diamantino Sabina investe 25 mil euros na iniciativa (com áudio).

O Festival fica marcado por mais uma edição do “Combate de cineastas” com formação de equipas de cinema para produzir um filme num “combate de criatividade, de experimentação fílmica, de explosão narrativa” e de “apuro técnico” para o grande ecrã dos cinemas. Ficção, animação, documentário, em filmes sem limite de tempo e produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades. Neste projeto, os cineastas e os participantes filmam e produzem um filme nas ruas, nos campos e com as pessoas de Avanca.

Há também espaço para a realização de worshops. Desenvolver uma história e concretizar um filme é o desafio que jovens de várias idades vão encontrar este ano no Festival de Cinema AVANCA 2015. De 22 a 26 de julho, dois grupos de jovens cineastas, um com idades entre os 6 e os 12 e outro grupo com idades, entre os 13 e os 17 anos, aprendem e experimentam fazer um filme com a equipa da Pantopeia.

O cartaz inclui, ainda, a 6ª edição de um espaço de debate que reúne investigadores cujos trabalhos incidem sobre o cinema e as suas relações com a arte, a comunicação e a tecnologia. Uma oferta alargada que mobiliza investigadores, académicos, realizadores, produtores, atores, críticos, técnicos, cinéfilos, entre outros agentes num programa com workshops, sessões de cinema, apresentação de livros, mesas-redondas, sessões paralelas e plenárias.

Foto: FB