Artista Norte Americana reclama autoria de desenho pintado em mural de Aveiro.

2018-01-25 08:04

Categoria: 

Concelho: 

Uma artista Norte Americana está a contactar meios de comunicação da Região de Aveiro a reclamar a autoria do original de uma obra pintada num mural em Aveiro.

Courtney Wirth reclama do pintor Mexicano, Miguel Valiñas, a retratação pública por ter usado um original seu para colocar num mural desenhado, em Aveiro, no verão de 2017, sem dar conhecimento ao público dessa autoria.

Na altura, o artista escolheu Aveiro para realizar a sua arte com um mural de homenagem às mulheres e às águas da ria e do mar. Colocou a imagem num muro degradado da Rua dos Marnotos, no bairro da Beira-Mar, mas não referenciou a autora original.

Courtney Wirth diz que não queria acreditar quando viu a sua obra exposta sem referência à autoria que tem três anos (2015) e apresenta os esboços originais.

“Quando o confrontei, Valiñas disse-me abertamente que encontrou o desenho online e declarou que não era dele, tendo decidido pintá-lo depois de obter do proprietário da parede a permissão. Entretanto já apagou a postagem no Instagram sobre o mural depois de o ter confrontado assim como a vários outros seguidores. E recusa dar o crédito apropriado pela ideia, nem fez uma desculpa pública”.

A autora apresenta o esboço original de 2015 em que confirma a autoria e diz que falta o crédito da obra e um pedido de desculpas público.

“Como artista, ele deveria saber melhor do que ninguém que levar a obra de outra pessoa é roubo absoluto”.

O autor já reagiu com o pedido de desculpas salientando que não deu o trabalho como sendo de sua autoria. E, em declarações ao Diário de Aveiro, esclareceu que não ganhou dinheiro com a pintura.