Arranca esta quarta o Festival “Gastronomia de Bordo - Ílhavo 2018”.

2018-11-13 12:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Arranca esta quarta o Festival “Gastronomia de Bordo - Ílhavo 2018” que homenageia a cozinha tradicional bacalhoeira.

Até 18 de novembro convite para uma aventura de degustação que remete para as longas campanhas de pesca do Bacalhau nos mares gélidos do Atlântico Norte.

O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia, tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca.Eram servidos pratos como a feijoada de chispe, feijão assado, caldeirada de espinhas de bacalhau, bacalhau frito, o “pão da pana” e o “queque dos domingos”, entre outros, comida retemperante para climas hostis.

Durante o festival será também possível “mergulhar” no património gastronómico nacional, através de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e também a outros equipamentos de transformação e preparação alimentar. Catorze restaurantes do Município de Ílhavo aderem ao evento com menus temáticos.

Esta é uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Entretanto, à margem desta ação dedicada à gastronomia, este é o dia em que o Ciemar acolhe a primeira sessão do ciclo “A Arquitetura do Mar e da Terra”, enquadrada no plano de formação do Centro de Documentação de Ílhavo. Sessão a partir das 17h.

A iniciativa pretende estabelecer a relação entre a terra e o mar na perspetiva da arquitetura e da sua capacidade transformadora, assente numa reflexão sobre as noções de paisagem e território, compreendendo as possibilidades decorrentes da exploração de recursos naturais.