Antiga estação é porta de entrada na cidade.

2015-04-19 19:55

Categoria: 

Concelho: 

O Museu da Cidade de Aveiro assinalou, este fim-de-semana, o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que este ano decorre sob o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”. O programa para comemorar a efeméride teve como especial atrativo a visita guiada à antiga Estação de Caminhos de Ferro de Aveiro e o meio envolvente. Sob o título “A Estação e a Cultura de Proximidade, de Finais do Séc. XIX a Meados do Séc. XX”, a atividade teve como ponto de encontro o Largo da Estação.

Durante cerca de 2 horas, uma dezena de aveirenses tiveram a oportunidade de ouvir Jorge Arroteia e Gaspar Albino que foram os cicerones do percurso, chamando a atenção para a história e geografia da zona e a importância que teve e tem para o desenvolvimento da cidade e da comunidade.

Em entrevista à Rádio TerraNova, Jorge Arroteia aproveitou para salientar a riqueza do espaço. "Nós olhamos para a Estação da CP e temos várias abordagens deste mesmo edifício, uma infraestrutura no âmbito dos transportes ferroviários, um edifício com um traçado arquitetónico distinto e com uma azulejaria diferenciada".

Quanto ao estado de degradação do edifício, Jorge Arroteia está convicto que " a edilidade e a REFER saberão encontrar uma solução que dignifique este edifício e que venha a dar à Estação a centralidade que merece um edifício desta natureza”.