André Barros em concerto no Teatro da Vista Alegre.

2017-02-01 10:10

Categoria: 

Concelho: 

O pianista André Barros marca presença no próximo concerto do ciclo “Acorda à Tarde” na Vista Alegre.

Depois de concluir um curso de produção, André Barros rumou à Islândia para trabalhar no estúdio Sundlaugin, fundado pelos Sigur Rós, uma das suas muitas influências.

Respirar a mesma atmosfera que os talentos da Islândia não o impediram de descobrir a sua própria voz como compositor e pianista, voz que possui as distintas marcas de uma identidade singular.

“Circustances”, lançado em finais de 2013 pela Omnichord Records, mereceu elogios da imprensa especializada e apresentou no panorama nacional a sua visão musical, nostálgica, profundamente poética, tranquila e mágica.

Uma visão apoiada em melodias fundas que evocam memórias mais ou menos difusas. Essa capacidade que a sua música tem de evocar imagens levou a que vários convites fossem dirigidos a André Barros.

A sua banda sonora para a curta metragem “Our Father” da norte-americana Linda Palmer, com Michael Gross no papel principal, é um dos resultados desse enamoramento pelo grande ecrã, tendo vencido o prémio para melhor banda sonora no Los Angeles Independent Film Festival Awards, atribuído no início de 2015.

No penúltimo concerto do “Acorda à Tarde” vem acompanhado do violinista Otto Pereira. Depois de André Barros, segue-se Lula Pena, na guitarra, o último concerto deste ciclo.