"Ama-San" em exibição no Aveirense.

2017-05-30 08:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Os Filmes das Nossas Terças” exibe o filme “Ama-San” de Cláudia Varejão, prémio de Melhor Filme da Competição Nacional no DocLisboa.

O filme fala sobre as Ama-San que conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina.

Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção.

A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite.

Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

Cláudia Varejão é autora da curta documental “Falta-me” e da triologia de curtas de ficção “Fim-de-semana”, “Um dia Frio”e “Luz da Manhã”. “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos” foi a sua estreia em longas-metragens.

Nesta terça a curta-metragem escolhida é “Vida Tramada” de Salvador Palma e Rui Rodrigues produzida pela Universidade da Beira Interior.

A curta conta a história de Manuel Ferreira, 47 anos, mecânico numa fábrica têxtil. Do seu rendimento dependem a sua mulher desempregada e os 2 filhos, Jorge, o mais velho, que Manuel obriga a estudar e Rute de 17.

Ao domingo Manuel levanta-se cedo e trata da horta. À tarde faz uns biscates na serralharia do Joaquim e à noite joga à bisca e à sueca na tasca do Maneta. Na Segunda-Feira, ao chegar ao trabalho, Manuel recebe a notícia de que a fábrica está na falência. Dezenas de pessoas ficam desempregadas…

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.