Alunos da Murtosa à descoberta das atividades tradicionais.

2016-03-04 15:00

Categoria: 

Concelho: 

Arrancou esta sexta a iniciativa “Histórias da Minha História” que dá a conhecer aos mais jovens, um conjunto de atividades tradicionais, algumas já extintas, que fazem parte da memória coletiva das gentes Murtoseiras. “A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa”, em coordenação com o Agrupamento de Escolas da Murtosa, está a promover este ciclo que começa com a presença de José Caneira, trabalhador da apanha e transporte de moliço.

A primeira sessão teve lugar esta sexta-feira. A turma do 6ºA da Escola Padre António Morais da Fonseca, acompanhada pelo professor António Tavares, foi recebida pelo vice-presidente da Câmara, Januário Cunha, tendo visionado o documentário e, depois, conversado com José Caneira.

Ao longo dos últimos cinco anos, o Município da Murtosa reuniu um acervo de documental em vídeo com registos de um conjunto de recriações, levadas a cabo, no concelho: o Ciclo do Milho (2011), o Ciclo do Linho (2012), a Xávega com Bois Marinhões e o Chinchorro com Lanços para a Borda (2013), o Grande Cortejo Etnográfico da Terra Marinhoa (2014) e a Vida dos Cais (2015).

Um dos objetivos subjacentes à produção destes filmes foi o de se constituírem como materiais educativos para as crianças das escolas, capazes de lhes dar a conhecer aspetos fundamentais da matriz identitária Marinhoa, colocando-os em contato com uma realidade que, para a maior parte deles, é desconhecida.

A atividade “Histórias da Minha História” materializa esse desiderato e consiste na projeção, a turmas de jovens alunos do Agrupamento de Escolas da Murtosa, de um documentário de uma das recriações, seguida de uma conversa com uma pessoa, da comunidade, que tenha estado ligada, na sua vida pessoal ou profissional, às vivências mostradas no filme.