Aluna da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré entre os premiados no concurso distrital de leitura.

2015-04-17 12:21

Categoria: 

Concelho: 

Há uma aluna da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré entre os premiados no concurso nacional de leitura. Os vencedores do distrito no Concurso Nacional de Leitura foram encontrados em Albergaria-a-Velha. Anthony dos Santos Pereira, da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, e Ana Elisa Nunes Lemos, da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, de Oliveira de Azeméis, foram os vencedores da fase distrital do 9.º Concurso Nacional de Leitura, nos escalões 3.º Ciclo e Secundário, respetivamente.

Na prova de ontem, que decorreu no Cineteatro Alba, foram ainda apurados os dois suplentes para cada um dos escalões. No 3.º Ciclo, Margarida da Silva Aguiar, da Escola Básica de São João da Madeira, e Ana Miguel da Sousa Carvalho, da Escola Secundária de Arouca foram distinguidas.

Quanto ao Secundário, Mariana Leite Silva, do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, de Santa Maria da Feira, e Maria Diana de Jesus Coimbra Pascoal, da Escola Secundária de Gafanha de Nazaré, Ílhavo, foram também premiadas.

Após a prova escrita da manhã, que contou com a participação de 254 alunos, foram apurados dez finalistas para a prova espetáculo. Nesta sessão, os alunos tiveram que desenvolver um comentário sobre as duas obras que leram, bem como declamar um poema de um autor português perante um júri constituído por Catarina Mendes, Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Fernando Pinto de Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, e Filomena Santos, representante da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

O Município ofereceu conjuntos de livros aos vencedores da prova distrital, mas também obras da Livraria Municipal a todos os alunos e professores participantes. António Loureiro, presidente do Executivo Albergariense, louvou “o trabalho magnífico dos professores”, pois a viagem que os alunos fazem pelos livros é fruto do seu esforço. O Autarca também deixou um desafio aos estudantes para que “encorajassem os seus colegas a lerem mais, pois uma comunidade só pode desenvolver-se com pessoas formadas, que leem”.