Albergaria em modo Festival "Dos modos nascem coisas".

2017-09-15 07:10

Categoria: 

Concelho: 

O “Dos Modos Nascem Coisas – Festival de Fazedores de Arte” regressa, pelo 3º ano consecutivo, à Alameda 5 de Outubro, no centro da cidade de Albergaria.

O evento arranca esta sexta. É aberto à comunidade, que procura aproximar criadores e público, através de diversas atividades com acesso livre, como exposições, concertos, teatro, performances, circo, tertúlias, etc

“Dos Modos Nascem Coisas” é uma organização da AlbergAR-TE – associação cultural, com o apoio do Município de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

A abrir o festival será inaugurada, pelas 18h desta sexta-feira, no Cineteatro Alba, a exposição de Arte e Ofícios Contemporâneos.

Durante os três dias, o Festival, recebe o Mercado das Coisas, que se divide em Mercado de Proximidade, onde são apresentados produtos biológicos, regionais artes decorativas/manualidades, o Mercado Modos de Fazer, vocacionado para o artesanato de autor, as artes plásticas, o design, a joalharia, o Mercado do usado, artigos vintage e em segunda mão, velharias e o Mercado das Palavras, livros, edições de autor, pequenas editoras e o Mercado do Ser, massagens, meditações, tarôt, leitura de mãos.

Em paralelo decorrem duas conversas”. No sábado, a partir das 15h00, “Dos Modos de Criação à Inovação” com o realizador Joaquim Pavão, o diretor do CEARTE Luís Rocha, o encenador José Leitão, o ceramista Alberto Azevedo e Kerstin Thomas, coordenadora e mentora de Cerdeira Village e dos Elementos à Solta.

No domingo, à mesma hora, o tema é “A importância da Criação Artística na educação e na animação socio-cultural” com o músico e formador Artur Carvalho da casa da Música, Jorge Fraga professor da ESE de Viseu, António Fernando Silva professor da ESE-IPP e colaborador da Porto-lazer, Luís Sousa Ferreira, diretor do festival Bons Sons e programador das 23 milhas/Ilhavo, Xoan Riobó da Mostra de teatro de Cangas, Galiza, Anton Lamapereira da Erre Gue Té (RGT - Revista Galega de Teatro) e Catarina Mendes, vereadora da Educação e Ação Social da CMAAV.

A animação musical conta com Rão Kyao trio (dia 15), Orquestra (IN)Quieta (sábado dia 16), Andarilho 2.0 com o DJ Deão (16h.30), Harida e Tarika fazem os espetáculos de domingo.