Águeda: Apurados representantes da Região de Aveiro à final nacional de concurso de leitura.

2018-05-28 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os vencedores da 5.ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura já são conhecidos depois de uma final no Centro de Artes de Águeda. Doze estudantes da região de Aveiro saíram premiados da iniciativa, que visa promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências de leitura nos jovens.

Os vencedores em cada um dos escalões (1.º, 2.º e 3.º ciclo e o ensino secundário) serão os representantes da Região de Aveiro na Final Nacional.

Os vencedores foram Rafaela Calvo Coutinho (Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga/Sever do Vouga) no 1.º Ciclo de Ensino Básico; Rodrigo Marques (Agrupamento de Escola de Águeda/Águeda) no 2.º Ciclo de Ensino Básico; Inês Maia (Agrupamento de Escolas de Pardilhó /Estarreja) no 3.º Ciclo de Ensino Básico e Inês Oliveira Brandão (Agrupamento de Escolas da Murtosa/Murtosa) no ensino secundário.

O apuramento realizou-se através de uma prova oral, com exercícios de leitura e compreensão, onde foram testados os conhecimentos relativos a obras previamente selecionadas.

O Júri da Final do Concurso foi constituído pelos seguintes elementos: Ricardo Correia (Diretor Artístico da Casa da Esquina, estrutura cultural de Coimbra), Carla Tavares (advogada Aguedense e deputada à Assembleia da República) e Fernando Pinto do Amaral (poeta, crítico literário e professor na Faculdade de Letras de Lisboa).

Este concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e que engloba todas as escolas públicas e privadas dos Municípios da Comunidade Intermunicipal.do 1.º, 2.º e 3.º ciclo e o ensino secundário, pretende fomentar o prazer de ler e o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas das redes pública e privada dos onze Municípios da região.

O evento contou com a colaboração dos alunos do Curso de Restauração da Escola Secundária Marques de Castilho.