ACAPO promove concerto solidário na Sé.

2015-11-28 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Concerto solidário na Sé a favor da delegação de Aveiro da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). São intervenientes, o Coral Voz Nua, sob a direção da sua maestrina titular Aoife Hiney, diplomada em Direção Coral e doutoranda da Universidade de Aveiro, e Marília Canhoto Perez, licenciada em Ensino de Órgão pela mesma Universidade, organista titular da Igreja da Misericórdia e professora de Órgão do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.

A parte coral do programa será constituída por obras de autores antigos e modernos, nomeadamente Thomas Tallis (1505-85), Marco Antoniio Ingegneri (c.1535-92), Sergei Rachmaninoff (1873-1943), Maurice Durflé (1902-86) - o célebre “Ubi caritas et amor” -, Franz Biebl (1906.2001), Eric Whiacre (n.1970) e um trecho de Carlos Firmino Soares da Cunha (n.1955) - Maria do Mar.

Quanto às peças de órgão, Marília Canhoto interpretará um conjunto de pequenos trechos da autoria de Carlos Firmino, professor aposentado do Conservatório de Aveiro (Prelúdio, Entrada, Preghiera, Procession, Ofertório, Memento, Reflexão, Tocata, Final) e de João Gamboa, diretor do Coro da Igreja da Misericórdia e autor de várias obras literárias e de música litúrgica (Ofertório e Tema e 4 variações).

Este concerto, organizado pela Delegação de Aveiro da ACAPO com a colaboração dos músicos intervenientes e da Paróquia da Glória, pretende divulgar a atividade da Associação na região, bem como angariar fundos que lhe permitam prestar aos seus associados a assistência devida.

Encontro musical este domingo às 16h na Sé de Aveiro.