23 Milhas aposta no lançamento de iniciativa dedicada à ilustração.

2017-03-31 11:26

Categoria: 

Concelho: 

A programação “23 Milhas” vai reforçar a aposta no teatro na programação do segundo trimestre e estreia o  "Ilustração à Vista"​ num percurso inspirado na pintura da Vista Alegre.

Seis peças de teatro; da ópera ao rock, oito concertos de sala; um dia aberto para dançar; mais três incursões à arquitetura ilhavense ; um festival itinerante de one-man-bands; três extensões de festivais de cinema portugueses; um evento de mediação dedicado às práticas educativas e artísticas; atividades para os mais novos; sete formações e mais de uma dezena de residências artísticas; quatro dias de espetáculos e partilha sob o mote da ilustração; um festival com nome de rádio antiga produzido pela comunidade e um novo espaço na Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré prometem ser os pontos fortes da programação cultural em Ílhavo.

Abril começa com a 17ª edição da Mostra de Teatro do Município de Ílhavo, em que quatro grupos de teatro locais e dois convidados exibem as suas últimas criações: “Espiríto de Natal”, “A Pachacha”, “E agora?”, “Avarento, Ponto”, “Sopa Nuvem” e “Memórias Partilhadas”.

No mesmo mês, os concertos dos Anaquim, no dia 7, na Fábrica das Ideias, a que se seguem os HMB, no dia 10, num concerto comemorativo do Dia do Porto de Aveiro. Uma semana depois comemora-se o Feriado do Município de Ílhavo, na Casa da Cultura, onde atuará a Banda Sinfónica da GNR.

Ainda em abril, no dia 24, o festival itinerante de one-man-bands “Um ao Molhe”, que leva ao novo espaço da Fábrica das Ideias, o Convés, “The Partisan Seed”, “O Lendário Homem de Trigo” e “Daily Misconceptions.

No dia 30, fecha-se o mês com dança em Dia Aberto no Cais Criativo da Costa Nova e MOTELx em Ílhavo, uma extensão do festival de curtas de terror na Casa da Cultura.

Maio é o mês da maior novidade do trimestre. O Ilustração à Vista surge de 4 a 7 na semana inaugural de um evento que foi pensado para crescer, tanto em dimensão como em alcance, e que parte dos séculos de história das peças da Vista Alegre para pensar e trabalhar o papel da ilustração no município.

Nos vários edifícios culturais do 23 Milhas e em diferentes espaços públicos, acontece um programa variado que inclui dança, teatro e instalações na rua, dois concertos ilustrados, dos D’Alva e de Joana Sá, um festival de cinema de animação, oficinas de música para os mais pequenos e um espetáculo que junta a Filarmónica Gafanhense ao Rancho Folclórico as Tricaninhas do Antuã.

Outra das novidades do mês é o “Territórios Públicos”, um evento de mediação que reúne, a 11 e 12, especialistas, profissionais e curiosos nas áreas da educação e da cultura para partilhar e discutir novas práticas. Ambiente, museologia, pedagogia e artes performativas serão alguns dos temas em cima da mesa de dois dias de reflexão e partilha.

Na música as cordas de John Smith, no dia 12, no Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre; o "reboliço pop" dos Virgem Suta no dia 13, na Casa da Cultura; a “Magia” do Concerto Puccini de Anabela Ferreira, no dia 19, no Laboratório das Artes; e os Blind Zero na Fábrica das Ideias, no dia 20 são as propostas.

Junho inclui o Festival Rádio Faneca nos dias 2, 3 e 4. Ílhavo volta a transmitir alegria e a transformar o centro histórico, becos e casas em espaços de encontro, amizade, partilha de memórias e manifestações artísticas. A Orquestra da Bida Airada volta a sair à rua, a Casa Aberta volta a abrir portas e há concertos abertos à comunidade.

Daniel Pereira Cristo, que atua a 9 de Junho na Fábrica das Ideias, e Salvador Sobral, sensação do Festival da Canção 2017, que apresenta o seu “Excuse me” a 10 de junho, na Casa da Cultura, são os concertos de junho.

Um mês que leva à Casa da Cultura mais um festival de cinema, o IndieLisboa, de 24 a 26 de Junho, e ainda o Concurso de Música de Câmara, que também acontece no Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre, fruto de uma parceria da Associação CulturXis e do 23 Milhas.

Neste período haverá 12 residências artísticas que acontecem na Fábrica das Ideias Gafanha da Nazaré. Oito artistas portugueses e estrangeiros escolhidos pela ART-MAP-LAB inspiram-se na Fábrica das Ideias, a Estrutura Associação Cultural prepara o espetáculo “Geocide”, Henrique Fernandes, Gustavo Costa e Alberto Lopes exploram “Phobos”, Miguel Bonneville investiga para o seu novo trabalho e Raimundo Cosme aprofunda “You need heart to play this game”.

Neste trimestre, mais três viagens pela arquitetura do município de Ílhavo em três edições de “Olhar por Dentro” em parceria com a Talkie Walkie. “Ílhavo por ARX Portugal Arquitetos” aos olhos do arquiteto Nuno Mateus no dia 29 de abril, “A Arquitetura da Paisagem” que olha para a Ria de Aveiro e arredores com orientação de Inês Amorim e “Verão às riscas” que espreita os palheiros da Costa Nova na companhia de Domingos Tavares.