A 15.ª edição do Imaginarius vai realizar-se em Maio no centro histórico de Santa Maria da Feira. Recorde de candidaturas para o Festival.

2015-01-27 16:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

No ano em que o 'Mais Imaginarius' passa a integrar a programação oficial do Festival Imaginarius, as candidaturas atingem "um número sem precedentes – 159 propostas de 22 países", o que representa "um aumento de 76 por cento face ao ano anterior". O Júri vai agora selecionar 20 projectos que terão uma participação efectiva "no maior Festival de Artes de Rua realizado em Portugal".

Para além do recorde de candidaturas a este espaço de experimentação, destaca-se ainda o número de países representados (22), muitos deles fora do continente europeu: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Uruguai, Argentina, México, Chile, Colômbia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica, Irlanda, República Checa, Bulgária, Hungria, Roménia, França e Áustria.

Nesta edição, o 'Mais Imaginarius' "reformula o seu conceito, revendo o modelo de selecção de propostas e incluindo a atribuição de um prémio monetário aos três melhores projetos artísticos apresentados, através da votação de um Júri composto por um conjunto especialistas de escolas artísticas nacionais (ESMAE e DECA – Universidade de Aveiro) e diretores de Festivais de Rua internacionais (GDIF, Reino Unido, Spoffin, Holanda e FiraTàrrega, Espanha).