comunidades educativas inteligentes e cidadania participativa
Vânia Carlos e Manuel Santos, Investigadores do CIDTFF da Universidade de Aveiro, abordam as comunidades educativas inteligentes e cidadania participativa
Contacto: https://www.ua.pt/dep/person/80321534; vania.carlos@ua.pt; mjssantos@ua.pt
O Smart School Lab visa a implementação de estratégias de ciência cidadã no contexto de uma investigação conjunta de Doutoramento (“O potencial da Internet das Coisas na promoção de uma cidadania participativa”, Manuel Santos com orientação científica de Vânia Carlos e António Moreira do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) e do projeto (“Smart Educational Communities: changing teaching practices and learning spaces on campus”, Vânia Carlos) com os objetivos de: i) motivar os alunos para uma cidadania participativa, pela aquisição de competências digitais e pela utilização em contextos reais de vida em situações de ensino/aprendizagem; ii) capacitar os professores para a competência digital e para estratégias de ciência cidadã com recurso à internet das coisas (IoT); iii) promover o diálogo e a comunicação entre os atores locais, informando políticas municipais de educação e melhorando a sustentabilidade de projetos de intervenção educativa.
O projeto está ancorado no laboratório “Smart School Lab”, já implementado pelos investigadores na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN), que tem tido um efeito polinizador e transformador das práticas dos docentes. A temática central do laboratório relaciona-se com “Smart Cities” e “Smart Schools”, onde escolas e município aprendem colaborativamente através de estratégias de ciência cidadã (recolha participativa de dados a partir de sensores, microcontroladores e IoT) suportadas por plataformas digitais de consciência coletiva.
De forma a desenvolver dinâmicas comunitárias – criação de comunidade educativa inteligente, suportada por uma rede de geomentores (professores, pais/Encarregados de Educação, atores locais e/ou ex-alunos), foram já desenvolvidas: i) 4 ações de capacitação/formação relacionadas com a tecnologia esri®; ii) 2 kits didáticos (educação e cidadão) com recurso à IoT e sensores realizados num clube informal de alunos e professores; iii) utilização dos kits e da tecnologia esri® em contexto de ensino/aprendizagem nas áreas STEAM; e iv) apoio a projetos escolares em curso na ESGN como EcoEscolas (ecopontos), CoastWatch (lixo marinho) e Fundação Ilídio Pinho (qualidade do ar). Encontra-se a decorrer no ano letivo 2019/2020 uma ação de formação (Oficina de Formação de 50 horas) com 19 professores de várias áreas disciplinares intitulada: “Smart Schools: flexibilização curricular na construção de comunidades educativas inteligentes”, tendo os investigadores como formadores.
Links:
http://ssl.mjssantos.eu » Site de apoio do Smart School Lab (SSL)
https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=25897 » Participação no EUE 2019
https://vaniacarlos.wordpress.com/2019/10/01/smart-school-lab-na-noite-europeia-dos-investigadores/ » Participação na Noite Europeia dos Investigadores
http://bit.ly/SSL_StoryMaps_Coastwatch_Europe » StoryMaps® do projeto Coastwatch Europe
http://bit.ly/SSL_StoryMaps_Qualidade_Ar » StoryMaps® do projeto Qualidade do Ar da Fundação Ilídio Pinho
Referências
Carlos, V., Santos, R. (2018). Smart cities & schools: geomentores de comunidades educativas inteligentes. Proceedings of the XVI Colóquio Ibérico de Geografia. 5th – 7th November, Lisbon (ISBN: 978-972-636-275-3 E-Book) (https://docs.wixstatic.com/ugd/d9f8f8_0f0a454550404e8b9a2cbaca3f3bbaff.pdf)
Carlos, V., Moreira, A. (2018). Smart open cities and schools: a review on digital platforms for collective awareness to support collaborative educational strategies. Proceedings of the International Conference on Information Society and Smart Cities (ISC 2018), 27th - 28th June 2018, Cambridge
Podcasts:
Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...
Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)
Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz
Do que se trata?
- É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215
A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...
Aida Figueiredo
A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...
Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos
O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...
Betina Lopes
A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...
Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...
Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...
Mário Almeida Rodrigues Talaia
Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697
“Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o...
1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim
2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....
- Página 1
- ››