09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - XXIII

26, Março 2020

Hoje em mais uma edição do "África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala sobre a probreza.

 

A pobreza mata!

Batel Anjo

Maputo, 26 de Março de 2020

 

A política isolacionista, que é bem diferente da necessária e racional contenção de contacto social no desenvolvimento de uma epidemia, coloca em causa o que sabe sobre a imunidade de grupo nas estratégias de contenção de uma doença nova.

Falar de imunidade de grupo parece, hoje, uma estratégia mal-intencionada inventada por gente com problemas mentais e são logo acusados de não se incomodam com a sorte d seus concidadãos. 

A HYPERLINK "https://thecorrespondent.com/356/what-is-herd-immunity/47084934512-1a3805b9" imunidade de grupo é um conceito básico usado na epidemiologia.

Quando eramos pequenos, mal um dos nossos amigos apanhava uma dessas doenças que não têm grandes riscos em criança, mas que podiam ser perigosas mais tarde (rubéola, sarampo, papeira, tosse convulsa) todos nós eramos infectados rapidamente. O conceito de isolamento social não existia porque era preferível ter meia dúzia doentes ao mesmo tempo que ir tendo a mesma meia dúzia doente um a um ao longo do tempo, mas era sobretudo para nos tornar imunes a essas doenças.

A imunidade de grupo funciona sobretudo para os membros do grupo que, por qualquer razão, não têm imunidade à doença: quanto maior for a proporção do grupo que é imune, menor a probabilidade de contagiar quem não tem imunidade.

No fundo, obtém-se o que se pretende com o isolamento social: quebrar as cadeias de contágio.

A discussão sobre as melhores formas de lidar com a epidemia em curso não é sobre se é melhor ou não é melhor haver imunidade de grupo, claro que é e que ela ir-se-á instalando de qualquer maneira.

A melhor opção seria haver uma vacina e criar imunidade individual, mas também de grupo para proteger os que não pudessem ser imunizados.

As vacinas nasceram, aliás, desta necessidade de limitar os riscos dos processos de imunização conhecidos na altura, no caso, do processo de variola que consistia em infectar voluntariamente alguém para a imunizar, procurando-se que a doença tivesse um desenvolvimento menos agressivo e poupasse o paciente, o que nem sempre acontecia.

Sem uma vacina, as infecções cujos efeitos queremos limitar podem representar riscos suficientes para que não possamos simplesmente deixá-las avançar sem qualquer reacção da nossa parte.

A discussão sobre o papel da criação de imunidade de grupo num contexto como o da Covid só existe porque:

há quem defenda a supressão da infecção, para ganhar tempo até que haja uma vacina;

há quem tema que suprimir a infecção sem garantir imunidade suficiente em grupos alargados de pessoas é manter a vulnerabilidade que permitiu a eclosão do actual surto.

Nestas circunstâncias todos estão de acordo: é preciso proteger os mais frágeis, neste caso os idosos e os doentes. Também todos estão de acordo que é preciso atrasar o desenvolvimento da epidemia tanto quanto possível e razoável face aos efeitos secundários das medidas de contenção social possam ter.

Há quem esteja convencido de que em qualquer altura se podem obter os resultados que se teriam obtido se a contenção tivesse funcionado, e por isso clamam por medidas progressivamente mais graves para a economia e progressivamente menos eficazes na contenção da epidemia.

Há quem, considerando que passou o tempo da contenção, pense que é preciso em primeiro lugar proteger os mais HYPERLINK "https://www.government.nl/documents/speeches/2020/03/16/television-address-by-prime-minister-mark-rutte-of-the-netherlands"vulneráveis HYPERLINK "https://www.government.nl/documents/speeches/2020/03/16/television-address-by-prime-minister-mark-rutte-of-the-netherlands", tomar as medidas de contenção social possíveis face à necessidade de salvaguardar o futuro da economia e contar com a progressão da epidemia para obte HYPERLINK "https://www.government.nl/documents/speeches/2020/03/16/television-address-by-prime-minister-mark-rutte-of-the-netherlands"r HYPERLINK "https://www.government.nl/documents/speeches/2020/03/16/television-address-by-prime-minister-mark-rutte-of-the-netherlands" imunidade de grupo.

Não há uma forma única de olhar um problema: o problema pode ser o mesmo, mas o contexto é diferente.

Em Moçambique, onde o sistema de saúde é muito frágil e não chega a toda a população, usar as medidas que estão a ser usadas na Ocidente tem tudo para correr mal. Não temos o conceito de isolamento social e todos os dias se morre, em grande escala, de malária, cólera e ébola, para não mencionar mais doenças. Se o sistema de saúde é débil, a economia não é melhor e proteção social não existe. Em Moçambique, sabemos que a pobreza mata mais que qualquer vírus. porque traz com ela a fome e as outras doenças.

Seria bom não propagar cenários apocalípticos e de deixar de pressionar os governos para arranjarem soluções mágicas de efeitos imediatos. O unanimismo e a falta de discussão aberta tolhem o discernimento e no fim da epidemia, uma coisa é certa, saberemos todos que a pobreza também mata.

******************************

Música 

Sheila Jesuita

https://www.youtube.com/watch?v=M5DmGDuf_Qg

Podcasts:

8, Março 2024

Maria José Santana assinala no programa da manhã o Dia Internacional da Mulher e celebra o 5º. Aniversário da Aveiro Mag!

8, Março 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

8, Março 2024

Ana Jervis, Mónica Monteiro e Paula Soares. Juntas a dividir conhecimento!

Este mês de março é o mês do granel e da reutilização, à semelhança do mês do granel que foi feito no ano passado em março pela primeira vez. Está a ser dinamizado...

15, Fevereiro 2024

A Descrição do podcast desta semana: Espaço Cultura com Nuno Alexandre. Nesta edição do Espaço Cultura, pela ocasião do Dia Mundial da Rádio, Nuno Alexandre relembrou a importância da Rádio nas nossas vidas, na informação, no entretenimento e na...

8, Fevereiro 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno recomenda aos ouvintes que se desloquem à Galeria da Antiga Capitania, em Aveiro, para desfrutarem da exposição de José Maçãs de Carvalho "A mudança é eterna. Nada muda Nunca". A exposição é inaugurada no dia...

1, Fevereiro 2024

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno recomenda que no dia 2 de Março se desloquem à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré. Estará em cena a peça de Hugo Vand Der Ding "A Grande Fantochada". Bilhetes disponíveis no site da BOL.Ainda nesta...

21, Novembro 2023

Espaço Cultura com Nuno Alexandre.Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre recomenda uma ida ao Teatro. A peça "A hora em que não sabiamos uns dos outros" vai estar em cena no Teatro Aveirense, dia 25 de Novembro às 21h30. Podem adquirir os...

14, Novembro 2023

Espaço Cultura com Nuno Alexandre.

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre recomenda uma ida ao Centro de Artes de Águeda (CAA) para assistirem a uma comédia de João Baião. "Feliz Aniversário" estará em cena no CAA nos dias 8 e 9 de...

7, Novembro 2023

Espaço Cultura com Nuno Alexandre.

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre recomenda-vos uma ida ao teatro e apresenta-vos dois projetos. As atrizes e comediantes Natalina José e Florbela Queiroz trazem a revista "Olha que duas" a...

31, Outubro 2023

Nesta edição do Espaço Cultura, Nuno Alexandre recomenda um filme português de Tiago Durão. "O Misterioso caso de Lázaro Lafourcade", estreia em algumas salas de cinema locais, ainda a anunciar, no dia 23 de Novembro.

Um filme que junta...