09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

Educação à Escuta - Ep. 02 Estudo-piloto inclUA na UA

19, Fevereiro 2020

Estudo-piloto inclUA na Universidade de Aveiro (UA)

Marisa Maia Machado

Como investigadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores sediado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro) venho apresentar, na semana do Dia Mundial da Justiça Social o estudo-piloto inclUA que está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro.

Apesar de as instituições de Ensino Superior, em Portugal, se encontrarem a aumentar, progressivamente, as linhas de ação para possibilitar o acesso e a frequência de estudantes com deficiência, a extensão dessas medidas ao grupo de jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, que apresentam limitações ao nível do funcionamento intelectual e do Comportamento Adaptativo, ainda está em vias de ser alcançada.

Na verdade, além da falta de habilitação de acesso e ingresso ao Ensino Superior, esta população é um dos grupos que sofre mais exclusão. No entanto, após a conclusão da escolaridade obrigatória, tal como acontece com os seus colegas, há jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais que desejam continuar a sua formação académica.

Por isso, importa relembrar que Portugal assinou e ratificou, em 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em que o artigo 24º, ponto 5, declara a oportunidade de educação no Ensino Superior para pessoas com (qualquer) deficiência (por isso inclui Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais).

Portugal voltou-se a comprometer quando em 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos. O objetivo 4 incide em garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Portanto, uma das metas estabelecidas consiste em que até 2030 deve-se garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência.

Há vários anos que universidades internacionais possibilitam uma via própria de acesso a estes estudantes, com planos curriculares distintos, não conferentes de grau, como universidades em Espanha.

Uma vez que nenhum estudante deve ser excluído com base na natureza da sua deficiência, pois os estudantes devem ser vistos como inerentemente iguais, não nas suas capacidades (a diversidade de capacidades é algo que todos partilhamos, e que precisamente nos enriquece, enquanto coletivo), mas, sim, na essência da sua personalidade, ou seja, no seu desejo de aprender, pertencer e ter sucesso.

Assim, uma equipa de investigação, com a intenção de intervir para a justiça social, implementou um estudo-piloto inclUA, visando gerar condições para compreender como pode ser desenvolvido o processo de inclusão desta população e quais as transformações que será necessário operar para que este processo se efetive no contexto universitário.

Este estudo-piloto envolve cinco participantes, que são jovens adultos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, detentores de certificado de frequência da escolaridade obrigatória; dez docentes e, ainda, uma tutora.

Segundo os objetivos dos seus projetos de vida, os participantes escolheram algumas “disciplinas” de cursos de licenciatura da Universidade de Aveiro, em que vieram a participar, sob consentimento prévio dos docentes, bem como módulos específicos nas áreas da Comunicação e Literacia Visual, Saúde e Literacia Financeira, que se realizaram no 2º semestre do ano letivo 2018-2019.

Os dados preliminares gerados sugerem que, com suportes e as metodologias pedagógicas apropriadas, é desejável e desejada a inclusão de jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior.

Marisa Maia Machado

 

Links:

1) Pela primeira vez, uma jovem com Trissomia 21 participou numa unidade curricular no Ensino Superior Universitário português

https://www.ua.pt/pt/noticias/0/59836

2) Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com deficiência

http://gddc.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/instrumentos/pessoas_deficiencia_convencao_sobre_direitos_pessoas_com_deficiencia.pdf

3) Portugal e a Agenda 2030

https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/portugal-e-a-agenda-2030

 

Equipa de investigação:

Marisa Maia Machado

Paula Santos

Marilyn Espe-Sherwindt

 

Podcasts:

22, Abril 2024

Mais uma pequena tertúlia sobre o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, realizada no dia 16 de abril com a Psicóloga Cláudia Faceira, da equipa técnica da Cáritas Diocesana de Aveiro na resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens...

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.