09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - XVI

6, Fevereiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova" que hoje nos fala do SKA, um projecto de investigação e desenvolvimento que pode ligar o mundo a uma escala nunca vista!  

Foi inaugurado em Évora, Portugal, o supercomputador Oblivion, com desempenho equivalente à combinação de mais de mil computadores associado ao projeto do maior radiotelescópio do mundo e disponível também para a comunidade científica e empresas. Para termos uma ideia a sua performance é equivalente a 1.200 computadores pessoais a funcionarem em conjunto.A máquina, instalada no Data Center da DECSIS, no Parque Industrial e Tecnológico da cidade, foi inaugurada pela Universidade de Évora a 04 de fevereiro do ano em curso.O supercomputador é um investimento próximo de um milhão de euros e será usado entre o ENGAGE SKA "Enabling Green E-science for the SKA Research Infrastructure”, ligada ao projeto do maior radiotelescópio do mundo, e a comunidade científica e a empresas no âmbito da Rede Nacional de Computação Avançada. O ENGAGE SKA tem um financiamento global na ordem dos quatro milhões de euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).A ENGAGE SKA, é um consórcio liderado pelo Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro e com as universidades de Évora, Aveiro, Porto e Coimbra, Instituto Politécnico de Beja e Associação RAEGE Açores, é a interface da comunidade científica nacional ao Square Kilometre Array (SKA).Como se pode ler em na site do SKA (https://www.skatelescope.org/) trata-se de um projecto global a uma escala sem precedentes, envolve cientistas e engenheiros integrados em mais de 100 instituições de 21 países na preparação da construção do maior radiotelescópio do mundo, que tem como objetivo observar e mapear o Universo.

Com uma área de um milhão de metros quadrados para a recolha de dados através de milhares de radiotelescópios exigirá avanços radicais em todas as ciências, mas sobretudo no processamento de dados, na velocidade de computação e na infraestrutura tecnológica.O supercomputador em Évora vai “apoiar no processamento de volumes massivos de dados resultantes de atividades de investigação e inovação desenvolvidas em Portugal e enquadradas no design, prototipagem e operação” do radiotelescópio SKA e dos “seus eventuais precursores”.O computador é capaz de processar 239 milhões de milhões de operações por segundo, armazenar 1,5 Petabytes de dados (equivalente a 1,5 milhões de Gigabytes)” e criar simulações numéricas em astrofísica.

Vai permitir fazer modelos sobre a origem e evolução do universo, das galáxias ou dos planetas e a radiação emitida a partir do Sol, entre outras coisas, e modelos de novos materiais, trabalhar o desenho de novos medicamentos ou testar aplicações paralelas para previsões nas áreas do clima e da agricultura.Moçambique será um dos países que receberá diversas antenas a serem colocadas em Manina e Tete e terá uma grande oportunidade de se aliar a esta comunidade internacional de investigação e desenvolvimento. Se tal acontecer este será o evento científico, provavelmente o mais relevante de sempre na história da ciência em Moçambique, que mudará o ensino, a investigação e a relação com as empresas. 

 

https://www.skatelescope.org/​    

 

**********************************************

Proposta Musical:

Na música voltamos aos GranMah e ao seu novo Perfect Plan   

https://www.youtube.com/watch?v=QPZQQNCWwfE&list=PLYo8Gx3gm5Fy2UMnH3vALP...  

 

**********************************************​

Talvez queira ver: How the Universe Works - National Geographic The Universe - Space Discovery Documentary  (10 episódios) 

https://www.youtube.com/watch?v=I114sAOYajk  

https://en.wikipedia.org/wiki/How_the_Universe_Works​ 

 

Podcasts:

2, Abril 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!

A nossa...

2, Abril 2020

Hoje em mais uma edição do "África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala do Ensino à Distância - Longe da vista, perto de um ecrã! 

Ensinar longe da vista, mas perto de um ecrã!

O...

2, Abril 2020

Esta manhã o Dr. Jorge Roque da Cunha, Presidente do Sindicato Independente dos Médicos junta-se às manhãs da Terra Nova desde o Centro de Saúde de Camarate, e fala sem rodeios sobre o...

1, Abril 2020

Jorge Pires hoje fala dos livros de Enid Blyton, dos cinco e outros que tais para ocupar o tempo dos mais novos!

1, Abril 2020

Um programa da responsabilidade do CIDT FF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença!

Rosa Madeira, Professora e Investigadora na Universidade de Aveiro fala de questões relacionadas...

1, Abril 2020

Maria José Santana, diretora do jornal O Ílhavense e da Magazine online AveiroMag, fala sem medo e com sinceridade sobre os desafios que enfrentam os profissionais e os orgãos de comunicação social locais, nesta...

1, Abril 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!

Sistema...

31, Março 2020

Nuno Troia, personal trainer e preparador físico do Beira-Mar junta-se a nós nesta manhã e convida-nos a participar nas aulas abertas que tem feito no facebook para que todos possam manter a atividade física. 

31, Março 2020

De segunda a sexta-feira, Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, junta-se às nossas manhãs para falar sobre um tema que a todos diz respeito - a nossa saúde!

Sistema...

31, Março 2020

Esta manhã a jurista da DECO a Dra. Tânia Vieira, para alertar sobre formas seguras de ajudar os outros nesta época de crise pandémica, através da internet.