09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - XVI

6, Fevereiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova" que hoje nos fala do SKA, um projecto de investigação e desenvolvimento que pode ligar o mundo a uma escala nunca vista!  

Foi inaugurado em Évora, Portugal, o supercomputador Oblivion, com desempenho equivalente à combinação de mais de mil computadores associado ao projeto do maior radiotelescópio do mundo e disponível também para a comunidade científica e empresas. Para termos uma ideia a sua performance é equivalente a 1.200 computadores pessoais a funcionarem em conjunto.A máquina, instalada no Data Center da DECSIS, no Parque Industrial e Tecnológico da cidade, foi inaugurada pela Universidade de Évora a 04 de fevereiro do ano em curso.O supercomputador é um investimento próximo de um milhão de euros e será usado entre o ENGAGE SKA "Enabling Green E-science for the SKA Research Infrastructure”, ligada ao projeto do maior radiotelescópio do mundo, e a comunidade científica e a empresas no âmbito da Rede Nacional de Computação Avançada. O ENGAGE SKA tem um financiamento global na ordem dos quatro milhões de euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).A ENGAGE SKA, é um consórcio liderado pelo Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro e com as universidades de Évora, Aveiro, Porto e Coimbra, Instituto Politécnico de Beja e Associação RAEGE Açores, é a interface da comunidade científica nacional ao Square Kilometre Array (SKA).Como se pode ler em na site do SKA (https://www.skatelescope.org/) trata-se de um projecto global a uma escala sem precedentes, envolve cientistas e engenheiros integrados em mais de 100 instituições de 21 países na preparação da construção do maior radiotelescópio do mundo, que tem como objetivo observar e mapear o Universo.

Com uma área de um milhão de metros quadrados para a recolha de dados através de milhares de radiotelescópios exigirá avanços radicais em todas as ciências, mas sobretudo no processamento de dados, na velocidade de computação e na infraestrutura tecnológica.O supercomputador em Évora vai “apoiar no processamento de volumes massivos de dados resultantes de atividades de investigação e inovação desenvolvidas em Portugal e enquadradas no design, prototipagem e operação” do radiotelescópio SKA e dos “seus eventuais precursores”.O computador é capaz de processar 239 milhões de milhões de operações por segundo, armazenar 1,5 Petabytes de dados (equivalente a 1,5 milhões de Gigabytes)” e criar simulações numéricas em astrofísica.

Vai permitir fazer modelos sobre a origem e evolução do universo, das galáxias ou dos planetas e a radiação emitida a partir do Sol, entre outras coisas, e modelos de novos materiais, trabalhar o desenho de novos medicamentos ou testar aplicações paralelas para previsões nas áreas do clima e da agricultura.Moçambique será um dos países que receberá diversas antenas a serem colocadas em Manina e Tete e terá uma grande oportunidade de se aliar a esta comunidade internacional de investigação e desenvolvimento. Se tal acontecer este será o evento científico, provavelmente o mais relevante de sempre na história da ciência em Moçambique, que mudará o ensino, a investigação e a relação com as empresas. 

 

https://www.skatelescope.org/​    

 

**********************************************

Proposta Musical:

Na música voltamos aos GranMah e ao seu novo Perfect Plan   

https://www.youtube.com/watch?v=QPZQQNCWwfE&list=PLYo8Gx3gm5Fy2UMnH3vALP...  

 

**********************************************​

Talvez queira ver: How the Universe Works - National Geographic The Universe - Space Discovery Documentary  (10 episódios) 

https://www.youtube.com/watch?v=I114sAOYajk  

https://en.wikipedia.org/wiki/How_the_Universe_Works​ 

 

Podcasts:

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...

8, Abril 2024

Estas são breves tertúlias no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (mês de abril) que a CPCJ de Ílhavo, apresenta na Rádio TerraNova.

Hoje Mélanie Martins, psicóloga, faz-se acompanhar por um grupo de crianças muito...