09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

800 Anos dos Santos Mártires em Travassô

15, Janeiro 2020

Esta manhã, o Presidente do Executivo da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, convida toda a comunidade a participar nas celebrações dos 800 Anos dos Santos Mártires em Travassô.

A Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos, associação de cariz religioso com sede na União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, celebrará no próximo ano de 2020 os 800 anos da morte dos Mártires em Marrocos, venerados em Travassô há já vários séculos.Enviados em missão evangelizadora para a Espanha árabe por  Francisco de Assis, em 1219, estes cinco franciscanos italianos com os nomes de Vital, Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto, viriam a ser decapitados em Marrocos, no dia 16 de Janeiro de 1220 a mandado do imperador de Marrocos, Mirambolim. Os seus restos mortais enviados para Portugal pelo infante D. Pedro, filho de D. Sancho, encontram-se desde sempre sepultados no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.Os Santos Mártires de Marrocos são lembrados através de uma festa única, pois o único local no Mundo onde são venerados anualmente, é nesta localidade de Travassô. Festividade de grande religiosidade popular, que chama elevadíssimo número de romeiros e turistas, vindos um pouco de todo o país.

As celebrações terão início no dia 16/01, pelas 20h30, na Igreja Matriz com Eucaristia, seguida de procissão e inauguração do monumento alusivo aos 800 anos do martírio dos primeiros frades enviados em missão a Marrocos, por São Francisco de Assis.

No dia 17/01, pelas 21h00, na Sede da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, em Travassô, conferência "800 anos dos Mártires de Marrocos", com a presença do Padre Vítor Melícias.

No dia 18/01, pelas 18h00, na Igreja Matriz, Eucaristia seguida de "Procissão do Nus", esta Procissão secular, denominada de Procissão dos Nus, tem como particularidade a presença da Sagrada Relíquia. Este elemento representa o busto-relicário em madeira de um franciscano, que ostenta no peito uma reentrância fechada por um vidro onde se encontradepositado um dos ossos de um dos mártires de Marrocos.

No dia 19/01, pelas 08h00h,(dia principal da festa), domingo, o ponto alto das celebrações iniciam-se com a segunda Procissão Solene, pelas 10h00,  terminando com Eucaristia campal, no Adro da Igreja de Travassô. 

Podcasts:

21, Janeiro 2020

Hoje a Dra. Daniela Mariana, jurista da DECO, fala sobre como proteger a sua casa em caso de catástrofes naturais.

20, Janeiro 2020

Neste início de manhã o Eng. Ribau Esteves fala sobre os desafios do município e do trabalho a ser desenvolvido na área da mobilidade sustentável.

17, Janeiro 2020

No espaço MARIA desta manhã, Paulo Ramalheira fala mais uma vez sobre o tema das descargas ilegais nas águas da Ria de Aveiro e da próxima Conferência, que irá ter lugar em finais de  fevereiro. 

 

16, Janeiro 2020

Esta manhã, o vereador Tiago Lourenço apresenta "O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo". Da cozinha molecular à robótica, a programação do novo “estaleiro” pretende ser um espaço onde todos metem a “mão na massa”...

16, Janeiro 2020

Luís Ferreira, o programador do 23Milhas, apresenta a programação deste fim de semana e fala sobre a sua recente experiência na Normandia...

16, Janeiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova" que hoje nos fala sobre a questão do envelhecimento com qualidade, e da investidura do presidente da república de Moçambique para um novo mandato. 

...
15, Janeiro 2020

Jorge Pires deixa-nos mais 2 novas propostas de literatura imperdíveis: "Monografia da Murtosa - Volume 2" de Marco Pereira, e  "25 Anos - Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada".

15, Janeiro 2020

Marta Condesso apresenta o espetáculo “Sapatos de Chumbo”, que associa ballet, hora do conto e conteúdo científico.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, o Conservatório Artes e Comunicação - Filarmónica União...

14, Janeiro 2020

José Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada fala sobre as celebrações desta terça: “40 Anos da Demarcação da Região Vitivinícola da Bairrada”. Uma jornada festiva ao almoço que vai contar...

10, Janeiro 2020

No Espaço MARIA desta manhã falamos do tema que tem sido notícia esta semana, isto é, a descarga de dejetos poluentes, através da rede de águas pluviais, na Ria de Aveiro (Gafanha da Encarnação).Com Paulo Ramalheira e Paulo...