09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - XII

10, Janeiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova".

As Nações Unidas declararam 2020 o Ano Internacional da Saúde das Plantas ou Fitossanidade. A data foi uma conquista conjunta que resultou da união dos esforços da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Secretariado do International Plant Protection Convention (IPPC).

A iniciativa destaca a importância das nações, para garantir a saúde das plantas, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente. Propõe-se igualmente acções que favoreçam a segurança alimentar e o desenvolvimento económico sustentável.

O Ano Internacional da Fitossanidade prevê a mobilização de governos, indústrias, cientistas, ONGs e da sociedade civil, para incentivar a inovação científica, reduzir a propagação de pragas e aumentar nos setores públicos e privados, ações e estratégias de proteção da biodiversidade.

Segundo o levantamento da responsabilidade da ONU, as pragas e as doenças das plantas são responsáveis pela perda de cerca de 40% das culturas a cada ano que passa. Por isso são essenciais esforços para aumentar a investigação científica e a vigilância sobre as culturas e a biodiversidade.

A resposta está em vários domínios da Ciência, desde a utilização de satélites para a observação da Terra ao IOT, passando pela robótica e sensorização para a protecção das culturas, sendo estes apenas alguns exemplos de C&T que podem contribuir para a segurança alimentar e a protecção dos ecossistemas.

Os ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecem as acções para os próximos anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, sobretudo para um equilíbrio entre a economia, as pessoas e ambiente.

Os seres humanos estão a ter um impacto devastador no meio ambiente, com um milhão de espécies de plantas e animais agora ameaçadas de extinção como resultado directo da actividade humana segundo o relatório da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (IPBES), onde também se pode ler que os seres humanos estão a destruir os mesmos ecossistemas que sustentam o seu modo de vida.

 

https://258science.blogspot.com/2020/01/2020-ano-internacional-da-saude-...

*****************************************************

Proposta Musical:

Grace, de Xavier Machiana  

Já a tocar nas rádios, “Grace” faz parte de um projecto de composição a solo que Xavier iniciou em 2014. Foi escrita em casa do músico, na Noruega, quando lá viveu por cinco anos. Até ficar pronta, o tema sofreu várias alterações, tendo sido gravada (uma parte) em Nova Iorque e finalizada nos estúdios da Ekaya, em Maputo, com a produção, mistura e masterização por João Carlos Schwalbach. Nas terras do “Tio Sam”, as gravações de guitarras foram confiadas ao guitarrista John Caban, que que trabalhou com Richard Bona, Alana Davis ou Art Neville. As razões dessa preferência? “Ele ouviu a música, gostou e logo disse-me que queria fazer parte do projecto”.

https://www.youtube.com/watch?v=gv3JuNwt3Z0

 

****************************************

Sugestão de Leitura:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news...

Podcasts:

20, Janeiro 2020

Neste início de manhã o Eng. Ribau Esteves fala sobre os desafios do município e do trabalho a ser desenvolvido na área da mobilidade sustentável.

17, Janeiro 2020

No espaço MARIA desta manhã, Paulo Ramalheira fala mais uma vez sobre o tema das descargas ilegais nas águas da Ria de Aveiro e da próxima Conferência, que irá ter lugar em finais de  fevereiro. 

 

16, Janeiro 2020

Esta manhã, o vereador Tiago Lourenço apresenta "O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo". Da cozinha molecular à robótica, a programação do novo “estaleiro” pretende ser um espaço onde todos metem a “mão na massa”...

16, Janeiro 2020

Luís Ferreira, o programador do 23Milhas, apresenta a programação deste fim de semana e fala sobre a sua recente experiência na Normandia...

16, Janeiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo do "África…Terra Nova" que hoje nos fala sobre a questão do envelhecimento com qualidade, e da investidura do presidente da república de Moçambique para um novo mandato. 

...
15, Janeiro 2020

Jorge Pires deixa-nos mais 2 novas propostas de literatura imperdíveis: "Monografia da Murtosa - Volume 2" de Marco Pereira, e  "25 Anos - Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada".

15, Janeiro 2020

Esta manhã, o Presidente do Executivo da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, convida toda a comunidade a participar nas celebrações dos 800 Anos dos Santos Mártires em Travassô.

...
15, Janeiro 2020

Marta Condesso apresenta o espetáculo “Sapatos de Chumbo”, que associa ballet, hora do conto e conteúdo científico.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, o Conservatório Artes e Comunicação - Filarmónica União...

14, Janeiro 2020

José Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada fala sobre as celebrações desta terça: “40 Anos da Demarcação da Região Vitivinícola da Bairrada”. Uma jornada festiva ao almoço que vai contar...

10, Janeiro 2020

No Espaço MARIA desta manhã falamos do tema que tem sido notícia esta semana, isto é, a descarga de dejetos poluentes, através da rede de águas pluviais, na Ria de Aveiro (Gafanha da Encarnação).Com Paulo Ramalheira e Paulo...