09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Africa…Terra Nova - X

13, Novembro 2019

Hoje o Professor António Batel Anjo apresenta: OSUWELA - OSUWELA vem da língua Makua: significa conhecimento.

A OSUWELA é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação STEM. Trabalhamos em estreita colaboração com o Governo, sector privado e a sociedade civil, através de projetos de valorização das áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, transferência de conhecimento e multiplicação de conhecimento científico para o público escolar e a comunidade.

A nossa missão é desenvolver uma plataforma de compreensão entre os centros tradicionais de conhecimento – Instituições de Educação, Empresas, Centros de Pesquisa –, os alunos e um público mais amplo, com base na promoção de conteúdos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através de uma abordagem que possam motivar os alunos para estas áreas.

O objetivo da OSUWELA é fortalecer a Educação Científica, formal e não formal, para que os estudantes - e a população em geral - possam olhar a Ciência de forma interessante e importante, bem como aplicar o conhecimento científico no dia-a-dia e sentir-se capaz de acompanhar o debate sobre assuntos científicos que acontecem nos dias de hoje.

A OSUWELA está ciente da importância das Mulheres na Ciência, cuja presença é cada vez menos visível em Moçambique. Para contribuir para a resolução destes problemas desenvolvemos atividades que promovem o interesse das mulheres pelas Ciências, a experimentação e a exploração da tecnologia. O objectivo é ter mais mulheres em cursos de STEM e maior emprego em ciência e engenharia.

A OSUWELA, tem estabelecido ao longo dos anos vários consórcios com empresas e com universidades para desenvolver diferentes actividades.​

*******************************

Música

Stewart Sukuma

Proveniente de uma família modesta, iniciou gosto pela música ainda na infância. Em 1977 foi para Maputo, onde aprendeu a tocar percussão, guitarra e piano e em 1982 começou a cantar numa banda. O seu primeiro trabalho discográfico foi gravado, em 1983, para a Rádio Moçambique. Nesse mesmo ano, recebeu o Prémio Ngoma para Melhor Intérprete Nacional, em Moçambique. Rapidamente se tornou num músico popular, ouvido nas estações de rádio moçambicanas. Em 1998, vai para os Estados Unidos estudar no Berklee College of Music, em Boston, Massachusetts, tornando-se no primeiro moçambicano a estudar nessa escola. Nesse mesmo ano, ganhou o Prémio de Música da Unesco, em Moçambique. Em junho de 1998, realizou três concertos na EXPO'98, em Lisboa, e actuou no Houston International Festival, no Texas, em 1999, juntamente com outros artistas, como Angellique Kidjo, Abdullah Ibrahim, Oumou Sangare e Hugh Masekela. A 26 de abril de 2016, foi feito Oficial da Ordem do Mérito de Portugal, aquando da visita do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.​

https://www.youtube.com/watch?v=emweviI8koU

Podcasts:

13, Dezembro 2019

Esta manhã no Espaço MARIA, Paulo Ramalheira e Paulo Amaral falam da iniciativa do BE na Assembleia da República sobre as dragagens na Ria e aproveitam para fazer o rescaldo da II...

12, Dezembro 2019

Paulo Corceiro, coordenador do Plano Nacional das Artes no Agrupamento de Escolas José Estêvão, dá a conhecer a conferência "Relembrar Vasco Branco" e reforçar o convite para a participação nesta homenagem, que acontece a partir...

12, Dezembro 2019

José Rebola, o vocalista e mentor dos "Anaquim" apresenta o coletivo que vai atuar ao vivo em Aveiro no próximo dia 14 de dezembro, no âmbito do Aveiro Xmas Beer Fest, numa atuação gratuita!

12, Dezembro 2019

Luís Ferreira, o programador do 23Milhas, apresenta a programação deste fim de semana!

10, Dezembro 2019

Joana Ivónia da associação Ciclaveiro apresenta o projeto PedalAdar - uma campanha de recolha de bicicletas de adulto e de criança.

A associação pretende, com esta iniciativa dar uma nova vida às...

6, Dezembro 2019

Hoje no Espaço MARIA vamos ouvir Paulo Ramalheira e Paulo Amaral, sobre o tema da Estação Náutica de Ílhavo e da Conferência sobre a Barra de Aveiro.​

5, Dezembro 2019

Luís Ferreira apresenta nesta edição o LEME - Festival de Circo Contemporâneo regressa a Ílhavo. 7 países, 70 artistas e 16 espetáculos em quatro dias de festival com várias estreias absolutas em Portugal. A 6 de dezembro, um...

5, Dezembro 2019

A Dra. Jennifer Pereira, vereadora da CMA, apresenta o Espaço Anatália, localizado na Praça Visconde de Seabra, em Anadia, um dos locais onde decorre a animação de Natal. 

A oferta musical programada para os fins de semana...

4, Dezembro 2019

Esta manhã o Professor Jorge Carvalho Arroteia fala sobre o seu último livro “Migrações Bíblicas”. A apresentação acontece hoje na Assembleia Municipal de Aveiro (antiga Capitania), às 18h00.

Sobre o AUTOR:Jorge Carvalho Arroteia (Monte...

3, Dezembro 2019

Luís Manuel Pereira da Silva é o nosso convidado desta manhã, e autor do livro ‘Bem-nascido… Mal-nascido…’, que vai ser apresentado hoje no Centro Universitário Fé e Cultura, em Aveiro.

A sessão iniciará...