09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

São Gonçalinho Street Arts Fest 2019

20, Setembro 2019

Esta manhã com os Mordomos Nuno Martins e Luís Cunha para apresentar o São Gonçalinho Street Arts Fest 2019. A segunda edição do São Gonçalinho Street Arts Fest terá mais uma vez entrada livre e decorrerá simultaneamente em três palcos e vários locais do Bairro da Beira-Mar.

Inserido na programação anual da Mordomia de São Gonçalinho, com o patrocínio do Centro Comercial Glicínias Plaza, o festival começa no final da tarde de sexta-feira, 20 de setembro, e prolonga-se até domingo, 22, pretendendo fundir o contemporâneo, a modernidade, com as tradições e legados transmitidos pelas gerações e Mordomias passadas.

Neste sentido, para além de concertos, atuações e performances de rua, recitais de poesia e mostras de arte urbana, quer na praça pública, em teatros, palcos improvisados e até mesmo casas particulares, o evento também conta com atividades de cariz mais tradicional, popular. A Mordomia de São Gonçalinho salienta, por exemplo, o Cortejo das Pastoras/Oferendas, que percorre as ruas do bairro histórico com vários figurantes trajados a rigor, evocando as personagens e profissões típicas dos tempos idos da faina do moliço, sal e pesca, a que se segue almoço  e ainda o tradicional Leilão de Oferendas no Largo da Capela.

Destaque também para o concerto de sábado à noite no Largo da Capela, que contará com a atuação de prestigiados músicos internacionais, incluindo Henk Van Twillert, co-produtor do Festival. Cerca de uma centena de músicos, nacionais e estrangeiros, assegurarão os vários concertos do São Gonçalinho Street Arts Fest 2019, com os mais intimistas a decorrer em quase 30 casas particulares.

O Festival conta com a participação e envolvimento de toda a cidade, desde academias e escolas de Arte, companhias de teatro, Conservatório Calouste Gulbenkian, Universidade de Aveiro, grupos musicais, corais e bandas, grupos cénicos e etnográficos, artistas individuais, entre outros.

Podcasts:

27, Fevereiro 2020

Na última quinta-feira de cada mê recebemos em estúdio o Projeto Memorizar. Hoje connosco o Dr. Luís Ramos.

O Projeto Memorizar teve início em 2019 e terá uma duração de 3 anos, tem como Instituição...

27, Fevereiro 2020

Luís Ferreira, o programador do 23Milhas, apresenta a programação para este fim de semana e fala ainda do Festival PALHETA - Robertos e Marionetas!

26, Fevereiro 2020

A Investigadora do CIDTFF da Universidade de Aveiro, Manuela  Gonçalves, aborda a questão das manifestações contra a inação dos governos em relação às alterações climáticas.  

26, Fevereiro 2020

Jorge Pires apresenta 2 livros: um livro antigo e outro que acabou de sair.O antigo é a propósito de Jaime de Magalhães Lima, que morreu no dia 26 de fevereiro de 1936. O recente é de monsenhor João...

21, Fevereiro 2020

No Espaço MARIA das Conversas da Manhã de dia 21 de fevereiro ide 2020, Paulo Ramalheira fala do ato eleitoral de dia 29 que irá legitimar a primeira direção eleita do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro.Há uma...

20, Fevereiro 2020

Cristina Gaspar apresenta o XVI Entrudo à moda antiga de Cacia, com lançar das pulhas no dia 24, pelas 21h, e desfile pelas ruas no dia 25, pelas 15h. Evento no qual a sátira e o trapalhão saem às ruas...

 

 

20, Fevereiro 2020

Mais uma edição com o Professor António Batel Anjo de "África…Terra Nova", que hoje nos fala do relatório “"A future for the world's children?

 

O mundo está a falhar na garantia de que as...

20, Fevereiro 2020

Luís Ferreira, o programador do 23Milhas, apresenta a programação para este fim de semana.

 

19, Fevereiro 2020

Jorge Pires apresenta 2 livros de Umberto Eco, neste dia em que assinalam 4 anos da sua morte.

 

19, Fevereiro 2020

Estudo-piloto inclUA na Universidade de Aveiro (UA)

Marisa Maia Machado

Como investigadora do CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores sediado no Departamento de Educação e...