09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

“MAIAS NA MURTOSA” - EM CADA CASA, UMA MAIA

18, Abril 2019

Hoje com a Eng. Fátima Aredo para apresentar-nos as "MAIAS NA MURTOSA”.

Em maio, em cada casa, uma maia - é este o desafio lançado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Município e pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Murtosa a toda a comunidade, recuperando e divulgando uma das mais vincadas e peculiares tradições da terra marinhoa, através da iniciativa "Maias na Murtosa".

Todas as pessoas que sabem fazer “Maias” são convidadas a manufaturar o seu exemplar e a colocá-lo, no dia 1 de maio, no exterior de sua casa. Quem quiser aprender a fazer “Maias” poder-se-á inscrever, gratuitamente, no workshop que terá lugar na “Casa das Gerações, no dia 24 de abril.

Aproveitando o “saber-fazer” de muitos dos seus utentes, as IPSS dinamizarão ações de manufaturas de maias, com as crianças das escolas, que assim aprenderão a arte da criação destas coroas de flores, numa verdadeira troca de saberes entre gerações, à volta de um elemento tradicional e identitário.

A TRADIÇÃO DAS MAIAS As Maias são coroas de flores de papel, que se penduravam nas portas, no dia 1 de maio, aí permanecendo durante todo o mês. Eram manufaturadas, geralmente, pelas moças solteiras, pelo que uma Maia colocada à entrada de uma casa significava, por norma, que aí habitava uma moça casadoira. Nem todas as Maias duravam um mês inteiro nas portas, pois era habitual os rapazes roubarem, à noite, as “Maias” às raparigas de sua eleição, guardando-as de recordação.

 

PARTILHE A SUA MAIA! Faça a sua Maia, exiba-a na sua porta a partir do dia 1 de maio, tire uma foto e partilhe com a hashtag #maiasnamurtosa2019 ou remeta-nos o registo para biblioteca@cm-murtosa.pt.

Em maio, vamos encher a Murtosa de Maias!

Podcasts:

16, Julho 2019

Ângela Vieira fala da nova campanha de sensibilização ambiental: “Praia Lixo Zero”, promovida pela SUMA e o Município de Ílhavo, hoje durante a manhã na Praia da Barra e à tarde na Praia Costa...

12, Julho 2019

Hoje na rúbrica do MARIA - Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro, Sérgio Magueta, fala da ação “Vamos Limpar as Margens da Nossa Ria”, que acontece amanhã, sábado, dia 13 de Julho. Há dois pontos de encontro: o...

12, Julho 2019

Esta manhã Aldara Bizarro, apresenta o Gráfico do Gesto! O espectáculo acontece esta sexta e sábado, às 21:30, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Gráfico do GestoEm palco, sobre uma folha de...

12, Julho 2019

Hoje Brígida Alves, programadora cultural do Centro das Artes de Sever do Vouga fala sobre o programa especial para o encerramento da temporada, a 14 de julho. Durante todo o dia, em diferentes locais da vila, vão decorrer...

9, Julho 2019

Hoje com a Dra. Tânia Santana, jurista da DECO - Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor para falar sobre: Lar de idosos, o que saber antes de contratar.

5, Julho 2019

Hoje com o co-fundador do MARIA, José Rodrigues, Presidente da Associação Náutica da Torreira, para falar sobre a Regata dos Moliceiros na Murtosa que vai acontecer este fim de semana, e também sobre o assoreamento, que atinge de...

28, Junho 2019

Hoje com Paulo Amaral (Clube Náutico Boca da Barra) para falar sobre assoreamento e os desportos náuticos...

27, Junho 2019

Hoje com o professor de música Pedro Martins, o Grupo da Oficina de Escrita Criativa volta aos estúdios da Terra Nova para encerrar este ano letivo de uma forma muito... afinada!

26, Junho 2019

Mário Faísca, actor de alma, palhaço de coração celebra 33 anos de carreira com o espetáculo O Palhaço que há em nós! Para ver no Avenida Café Concerto em Aveiro dias 28 e 29 de junho, às 21h30.

 

25, Junho 2019

Hoje a Dra. Isa Tudela da DECO - Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor deixa algumas sugestões para que possa disfrutar das suas férias em segurança!