09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

“MAIAS NA MURTOSA” - EM CADA CASA, UMA MAIA

18, Abril 2019

Hoje com a Eng. Fátima Aredo para apresentar-nos as "MAIAS NA MURTOSA”.

Em maio, em cada casa, uma maia - é este o desafio lançado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Município e pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social da Murtosa a toda a comunidade, recuperando e divulgando uma das mais vincadas e peculiares tradições da terra marinhoa, através da iniciativa "Maias na Murtosa".

Todas as pessoas que sabem fazer “Maias” são convidadas a manufaturar o seu exemplar e a colocá-lo, no dia 1 de maio, no exterior de sua casa. Quem quiser aprender a fazer “Maias” poder-se-á inscrever, gratuitamente, no workshop que terá lugar na “Casa das Gerações, no dia 24 de abril.

Aproveitando o “saber-fazer” de muitos dos seus utentes, as IPSS dinamizarão ações de manufaturas de maias, com as crianças das escolas, que assim aprenderão a arte da criação destas coroas de flores, numa verdadeira troca de saberes entre gerações, à volta de um elemento tradicional e identitário.

A TRADIÇÃO DAS MAIAS As Maias são coroas de flores de papel, que se penduravam nas portas, no dia 1 de maio, aí permanecendo durante todo o mês. Eram manufaturadas, geralmente, pelas moças solteiras, pelo que uma Maia colocada à entrada de uma casa significava, por norma, que aí habitava uma moça casadoira. Nem todas as Maias duravam um mês inteiro nas portas, pois era habitual os rapazes roubarem, à noite, as “Maias” às raparigas de sua eleição, guardando-as de recordação.

 

PARTILHE A SUA MAIA! Faça a sua Maia, exiba-a na sua porta a partir do dia 1 de maio, tire uma foto e partilhe com a hashtag #maiasnamurtosa2019 ou remeta-nos o registo para biblioteca@cm-murtosa.pt.

Em maio, vamos encher a Murtosa de Maias!

Podcasts:

16, Maio 2019

Patrícia Meireles e Raquel Soares apresentam o "Global Awareness Accessibility Day".

O GAAD começou em 2015, em Toronto, e realiza-se sempre na 3ª quinta-feira de Maio. "Tem como objectivo juntar as...

7, Maio 2019

Hoje com Isa Tudela da DECO - Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor, para falar de burlas relativas a casas de férias...

7, Maio 2019

O Centro Social Paroquial da Vera Cruz – CSPVC, esta manhã representado por Júlia Melom por conta da 3ª Edição do “Aveiro Verde”, organizado no âmbito dos seus serviços de  Desenvolvimento Social e de  Educação Ambiental, que tem...

29, Abril 2019

Bruno Dos Reis fala sobre a estreia de “Putos no Telhado”, no dia 9 de Maio."Num ano de especial significado para o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (GrETUA) e a respetiva Associação...

25, Abril 2019

Kelly Varela, Bruno Soares e Helena Fidalgo apresentam a peça - “Clichês, Aqui Não!

24, Abril 2019

António Alves, o presidente da AAUAV apresenta o cartaz da Semana do Enterro 2019!

Mais info: 

https://www.facebook.com/events/345386992975738/

...
16, Abril 2019

Hoje a Dra. Tânia Santana, jurista da DECO vem falar-nos dos perigos de alguns rastreios médicos...

12, Abril 2019

Esta manhã connosco a Dra. Paula Viegas, diretora da Sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos, para falar-nos da maior ação de voluntariado de sempre feita pela Caixa!

Este Sábado, mais de 1000 voluntários, entre...

9, Abril 2019

Hoje com Brígida Alves, programadora cultural do Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga para falarnos do FestiJazz - Festival Internacional de Jazz de Sever do Vouga.

Entrada: 5 euros -...