09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

"Há excesso de turismo em Aveiro?"

25, Janeiro 2019

"Há excesso de turismo em Aveiro?" este é mote da nossa conversa com o Prof. Carlos Costa, coordenador do evento e diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo,É já no próximo dia 31 de janeiro que se irá realizar o workshop intitulado “Há excesso de turismo em Aveiro?”, no Anfiteatro Carlos Borrego, do Departamento de Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Aveiro.Este workshop tem por objetivo discutir a importância do crescimento do turismo nas cidades e centros históricos, e avaliar quais os impactes, positivos e negativos, que o turismo pode trazer para as cidades e para as suas populações, em particular na cidade de Aveiro. Contudo, o objetivo do encontro é mais alargado, pretendendo-se criar um fórum de discussão sobre a questão do crescimento do turismo nas cidades em termos gerais.

O evento está organizado em duas partes: a parte da manhã, que decorrerá das 9h30 às 13h00, inclui um painel com empresários, operadores e representantes de organizações da área do turismo. Serão discutidas questões relativas à economia, marketing e financiamento para o sector do turismo e será moderado por Zélia Breda e Ivana Stević.Da parte da tarde, que decorrerá das 14h30 às 17h00, são convidados políticos, gestores e técnicos da área do turismo, onde serão discutidas estratégias de gestão, planeamento, política e visão para o turismo nas cidades e será moderado por Carlos Costa e Medéia Veríssimo.No painel  da manhã irão participar Virgílio Porto (Presidente da Associação “Laguna de Aveiro” e empresário nas áreas da animação turística, restauração e dinamização de produtos locais), Carla Santos (Responsável pelo Grupo Alboi), José Nuno Guerra (Responsável pelo Grupo Aveiro Rossio Hostel – B&B - Lodge); Rui Leal (Gestor comercial da empresa de animação turística “Aveiro com paixão”), Maria Soares (Responsável pelos restaurantes “Porta 35”, “Porta 36” e “À Portuguesa”) e Rosa Pinho (Vice-presidente da Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro).

O painel da tarde tem como oradores convidados Pedro Machado (Presidente do Turismo do Centro de Portugal), Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro), Rui Loza (Arquiteto, responsável pelo Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto, Património Mundial e ex Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto) e Pedro Silva (Responsável pela empresa “Lugar do Plano, Gestão do Território Lda.” e ex Presidente da Região de Turismo da Rota da Luz).

Para que o evento se torne um primeiro fórum de discussão, sobre uma temática que tem sido amplamente debatida nos meios de comunicação social, irá ser feita a sua transmissão em direto através do YouTube (através do link: https://youtu.be/433Xn1v7ahE, ou pesquisando “Há excesso de turismo em Aveiro?”), onde também poderá ser consultado o programa detalhado do evento. Com isto pretende-se que o público que não puder participar presencialmente no evento coloque as questões que gostaria de ver respondidas.

A entrada no evento é gratuita, mas mediante a inscrição através do formulário disponível

Podcasts:

18, Abril 2019

Hoje com a Eng. Fátima Aredo para apresentar-nos as "MAIAS NA MURTOSA”.

Em maio, em cada casa, uma maia - é este o desafio lançado, pelo terceiro ano consecutivo, pelo Município e pelas Instituições...

16, Abril 2019

Hoje a Dra. Tânia Santana, jurista da DECO vem falar-nos dos perigos de alguns rastreios médicos...

12, Abril 2019

Esta manhã connosco a Dra. Paula Viegas, diretora da Sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos, para falar-nos da maior ação de voluntariado de sempre feita pela Caixa!

Este Sábado, mais de 1000 voluntários, entre...

9, Abril 2019

Hoje com Brígida Alves, programadora cultural do Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga para falarnos do FestiJazz - Festival Internacional de Jazz de Sever do Vouga.

Entrada: 5 euros -...

5, Abril 2019

Palavras Partilhadas, é o título do livro de sete microcontos escritos pelos alunos da oficina de escrita Criativa do Estabelecimento de Ensino Santa Joana. Hoje em estúdio com os “sete magníficos: Ana André...

4, Abril 2019

“Em princípio, vamos todos morrer. Ficou um ambiente estranho, agora. Talvez não seja o melhor tema para um espectáculo de comédia, mas se pensarmos bem, se a vida é uma doença terminal, então só nos resta aproveitar e rir sempre que pudermos...

3, Abril 2019

Hoje Vanessa Madaíl conta-nos mais pormenores sobre o Festival anual de Robertos e Marionetas na Gafanha da Nazaré - o Palheta, organizado pelo 23 Milhas/Município de Ílhavo.

...

3, Abril 2019

David Calão apresentra a programação do GrETUA, o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro.

Veja aqui a programação!

2, Abril 2019

É Jorge Silva, presidente da associação SCOCS, organizadora do festival "Por Estas Bandas" quem faz as honras da casa...

27, Março 2019

Nesta manhã perguntámos aos nossos ouvintes o que acham da mudança de hora... Luís Sancho, ouvinte da Terra Nova e professor de sáude na UA, aceitou o desafio e partilhou a sua opinião!