09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

TENHO FRIO… PRECISO DE UM AMIGO!

16, Novembro 2017

Daniela Sousa Pinto da Junta de Freguesia de São Bernardo e da Associação Apalusos sem Reticências, fala-nos de uma iniciativa muito solidária e muito simpática!

TENHO FRIO… PRECISO DE UM AMIGO

(UM PROJETO DA APLAUSOS SEM RETICÊNCIAS - ASSOCIAÇÃO E JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO BERNARDO)

Numa iniciativa conjunta da Associação Aplausos Sem Reticências e da Junta de Freguesia de São Bernardo, o calor, o carinho e a amizade vão sair à rua. Por isso, se encontrar uma ou mais peças de roupa perdidas propositadamente e acompanhadas de um cartão fique com ela ou entregue a alguém que precisa.

 

«NÃO ESTOU PERDIDO! Se te der jeito, LEVA-ME CONTIGO!» lê-se num dos cartões que acompanham algumas peças de roupa perdidas propositadamente pela Freguesia e que pretendem ser úteis a alguém. É uma forma descontraída e fácil de ajudar quem precisa. As roupas que estão em bom estado e que foram recolhidas e lavadas pelos organizadores vão «estar por aí… nas paragens de autocarro, num banco, num muro… Estarão marcadas por um cartão que levará uma mensagem simpática. A ideia é dar de forma descontraída a quem precisa. Mas não fazer da rua um caixote de lixo! Todas as peças de roupa são de qualidade encontram-se em bom estado».

A ideia de se perder por aí junta duas sensações boas, «o achar alguma coisa que todos gostamos e o levar algo que pode dar jeito ao próprio ou a alguém que se conheça».

Questionados sob o oportunismo de cada qual e de muita gente não levar por vergonha ou outra levar sem precisar, a organização explica que «não é muito diferente do que acontece nas instituições que dão diretamente. Há quem não procure por vergonha, há quem peça sem necessitar… A diferença nesta iniciativa é o prazer de achar e a certeza de que a iniciativa é feita com muita alegria, vontade de partilhar e amizade».

Henrique da Rocha Vieira, presidente da Junta e que abraça todas as iniciativas em que acredita, mostra-se empolgado. «É mais uma das nossas formas de estar com as pessoas, de ir ao seu encontro. É uma espécie de abraço a quem, por um motivo ou outro, dê jeito um casaco, umas calças, uma toalha de mesa… cachecol, uma camisola…»

A iniciativa não pretende ser um gesto de caridade, mas um gesto de amizade. A ideia é que aconteça diversas vezes por ano, sempre sem aviso! «Afinal, a surpresa faz parte do acaso».

 

Saiba mais AQUI!

Podcasts:

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...

8, Abril 2024

Estas são breves tertúlias no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (mês de abril) que a CPCJ de Ílhavo, apresenta na Rádio TerraNova.

Hoje Mélanie Martins, psicóloga, faz-se acompanhar por um grupo de crianças muito...