09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

Artes Marciais com o Mestre Amaro Bento

18, Agosto 2017

Hoje com o Mestre Amaro Bento para falar de Artes Marciais.

Nascido em Angola em 1970, veio para Portugal com cinco anos de idade. Em 1985 foi viver na Suíça onde aprofundou a sua arte.

Durante mais de duas décadas, Amaro Bento estudou diversas artes marciais, combateu em competições, formou e treinou atletas de alta performance e ganhou experiência na área da segurança, tendo trabalhado em diferentes países, em serviços de intervenção armada, segurança privada (de políticos a artistas) e especializada em cenários de alto risco.

É formador de combate corpo a corpo para a polícia, militares e guardas prisionais.

Criou o Ambo Combat Defense System (ACDS), resultado de mais de 20 anos de experiência que reúne o melhor de cada arte marcial para autodefesa e competição. Muitas das técnicas foram aprendidas durante o tempo em que esteve emigrado na Suíça e durante as viagens que fez ao Brasil, Israel, Estados Unidos e Indonésia.

Hoje o método é ensinado em diferentes pontos do nosso país e da Suíça, através das escolas ATMA-Ambo Training Martial Arts.

Cursos/Formações

O Colosseo-Centro de Formação recebe anualmente dezenas de cursos de formação, em que o método ACDS é ensinado. Em Junho, decorreu uma formação de nove dias para forças de segurança públicas e privadas que se centrou na defesa pessoal e de terceiros em situações de risco. Militares do Exército e da GNR (Portugal), polícia criminal (Alemanha) e segurança especializada (Suíça) foram alguns dos formandos presentes que aprenderam técnicas de reação e prevenção com vista a manter a sua própria integridade física e emocional, assim como a de terceiros. Algemar sem abusar da força, dominar e imobilizar um agressor e gerir conflitos foram algumas das técnicas aprendidas com o sistema ACDS.

Já em Agosto, instrutores vindos da Suíça treinaram diariamente com o Mestre Amaro Bento para atualizar conhecimentos e aprender novas técnicas que serão transmitidas aos alunos das escolas na Suíça.

Está para breve o início do estágio A-Team (Ambo-Tactical Medical and Emergency) com formação de primeiros socorros em cenários de catástrofes e atentados, onde o improviso faz parte desta formação.

O Mestre Amaro Bento é pai e neste sentido, as crianças merecem uma atenção especial. Neste caso, o método é adaptado aos mais novos, com ênfase em situações anti bullying. Recentemente, deu aulas para as crianças de Vale de Cambra, inscritas no Campo de Férias do Município.

 

Podcasts:

22, Abril 2024

Mais uma pequena tertúlia sobre o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, realizada no dia 16 de abril com a Psicóloga Cláudia Faceira, da equipa técnica da Cáritas Diocesana de Aveiro na resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens...

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.