11:00

ambiente-um minuto

Natal com consciência ambiental

23, Dezembro 2019

á pensou na grande quantidade de papel, plástico, desperdício alimentar e outros resíduos que produzimos na época natalícia? Pois bem, na verdade, não dá para imaginar.

Todos os anos, em todas as cidades e vilas os contentores do lixo ficam repletos de papel, caixas, embalagens e plásticos, que nem sempre reciclados e acabam por contribuir para mais poluição no nosso planeta Terra.

Mas podemos mudar isto, e começar já hoje a fazer as escolhas certas!

- a árvore de natal pode ser artificial, reutilizada por muitos anos, ou pode ser uma árvore verdadeira, de preferência autóctone, ou ainda uma alugada!

- A decoração da árvore não precisa de ser comprada. Por ser feita em casa, e fica especialmente bonita se houver crianças a ajudar.

-Quanto à iluminação, opte pela tecnologia LED, e desligue durante a noite ou quando não está ninguém em casa.

- Na mesa podemos tb ser mais conscientes, comprar produtos locais, evitar as embalagens optando por produtos a granel. E não se esqueça de levar o seu próprio saco ou frasco reutilizável. E se não quiser fugir à tradição escolha bacalhau de média ou grande dimensão.

Os presentes?…já falaremos deles nos próximos minutos! Feliz Natal…cheio de consciência ambiental!

Podcasts:

20, Janeiro 2020

Começou um novo ano, e com ele 365 novas oportunidades para fazer a diferença todos os dias! Não lhe damos 365 ideias, mas ficam algumas dicas para que possa fazer a diferença:

1.Diminua o desperdício na cozinha: Planeie as suas refeições;...

13, Janeiro 2020

Sabia que no passado dia 2 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial do Solo?

O solo é um recurso natural e fundamental para a vida na terra, no entanto, a pressão humana tem levado este recurso ao seu limite. A este facto acresce que o solo...

6, Janeiro 2020

Às vezes é mesmo com os pequeninos que apreendemos mais, não é?

Pedimos a alguns pequeninos que pensassem e nos dessem sugestões para prendas de Natal amigas do ambiente…

E eles fizeram uma lista muito rapidamente. Querem ouvir?

30, Dezembro 2019

Já sabemos que não há Natal sem presentes.

Mas os presentes não precisam de ser todos comprados, nem encomendados de longe. E há muitos presentes que são amigos de todos, inclusive do ambiente!

-Quanto aos presentes faça uma lista...

16, Dezembro 2019

As previsões, realizadas na Universidade de Aveiro (DFIS e DAO) apontam para um cenário de escassez de água no ecossistema e, naturalmente...

9, Dezembro 2019

Todos nós já sabemos que os oceanos estão contaminados com microplásticos, mas sabia que também o ar que respiramos tem partículas de micro e nanoplásticos?

Estas micropartículas de plástico podem ser transportadas pelas correntes de ar por...

2, Dezembro 2019

Tem por acaso, lá em casa, brinquedos usados, (carros, motas, comboios, aviões, bonecas, jogos ou instrumentos musicais eletrónicos) e estragados que já não usa? Se sim, esta proposta é para si!

Chama-se Share Toy, e começou com uma ideia...

25, Novembro 2019

Já ouviu falar do “Pinheiro Bombeiro”?!

Trata-se de uma iniciativa de cariz social da startup portuguesa Rnters que permite, durante o período de Natal, alugar pinheiros de Natal verdadeiros.

Por cada pinheiro alugado, 5€ revertem...

18, Novembro 2019

E se da próxima fez que for correr aproveitar para apanhar o lixo que vai encontrando pelo caminho? É isso que se faz no plogging  - uma palavra que surgiu da combinação de jogging (correr, em inglês) e plocka upp (apanhar, em sueco). O...

11, Novembro 2019

Hoje trazemos dois testemunhos de dois caloiros que ingressaram recentemente na Universidade de Aveiro, mais propriamente no Departamento de Ambiente e Ordenamento no curso de Engenharia do Ambiente.

...