11:00

ambiente-um minuto

Ozono no verão

29, Julho 2019

Já ouviu, de certo, falar muito de ozono e de como ele é importante para o nosso bem-estar. Mas esse ozono é aquele que se encontra na estratosfera, a mais de 20 km de altitude, e que permite a filtragem dos raios UV e a proteção dos nossos olhos e saúde.

No entanto, o mesmo ozono cá em baixo, à superfície, onde respiramos já não é um super-herói, mas sim um vilão para a nossa saúde. É verdade!

O ozono não é emitido por nenhuma atividade humana ou natural, mas forma-se na atmosfera na presença de outros compostos poluentes (como óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis) e da radiação solar. Ou seja, trata-se de um composto químico, oxidante, que aparece durante o transporte destes poluentes e sobretudo nos períodos do verão e primavera (radiação solar!), geralmente em locais afastados das áreas urbanas, alguns desses locais onde frequentemente inspiramos fundo porque achamos que estamos na presença de ar puro!

Em Portugal é frequente, todos os verões, existirem ultrapassagens aos valores limite legislados para a proteção da saúde humana relativamente a este poluente, de Norte a Sul do país.

Esta informação é especialmente importante para os grupos de risco relativamente à poluição do ar, em particular as crianças, os idosos e as pessoas com problemas respiratórios.

Se é o seu caso, esteja atento…(pense no ambiente 1 minuto) e proteja a sua saúde!

Podcasts:

9, Setembro 2019

O início de um ano escolar exige várias tarefas e preparativos, para além de tempo e dinheiro, não é? Por isso mesmo é cada vez mais importante optarmos por opções mais sustentáveis e que permitam uma verdadeira...

22, Julho 2019

Tens 18 anos e estás prestes a inscrever-te num curso superior?

Não? Mas conheces alguém assim?

Então esta mensagem talvez seja para ti!

O ambiente é, hoje, o assunto da ordem do dia. Não pelos melhores motivos, é verdade. Mas...

15, Julho 2019

A oitava edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente que se realizou em abril no Departamento de Ambiente e Ordenamento pode ser um exemplo a seguir por outros encontros de estudantes… Já vão perceber porquê!

Esta...

8, Julho 2019

Imagino que já saiba que os insetos polinizadores, em particular as abelhas, tem uma grande importância no nosso ecossistema…

Mas sabia que um terço daquilo que comemos não existiria se não existissem as abelhas?

Este trabalho, não...

1, Julho 2019

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir, podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui...

24, Junho 2019

Quem tem um jardim gosta sempre de ter um relvado verde para jogar à bola, esticar-se ao sol ou brincar com as crianças. Mas no verão, isso também significa um gasto elevado de água e despesa considerável com a rega.

Nestes meses quentes de...

17, Junho 2019

Já ouviu falar da iniciativa/projeto “Waste4Coffee”?

Trata-se de uma iniciativa criada muito recentemente por uma jovem de 20 anos – Joana Costa – que se apanhar lixo da praia, recebe em troca um café. Tudo começou com apenas um restaurante...

10, Junho 2019

Todos os anos por altura das Festas dos Santos Populares, quando já só pensamos na broa com sardinha assada, ouvimos falar das quotas para a pesca da sardinha e ficamos logo assustados só de pensar que nos vai faltar a sardinha!

Mas na...

3, Junho 2019

Moda sustentável… será que podemos andar na moda e cuidar do ambiente ao mesmo tempo?

Antes de comprar faça esta pergunta a si mesmo:

De onde vem esta peça e para onde vai quando me desfazer dela?

Sempre que possível devemos...

27, Maio 2019

A Universidade de Aveiro foi pioneira, há 40 anos atrás, na criação do primeiro curso de Engenharia do Ambiente, uma das marcas desta Universidade. Questionámos alguns dos atuais alunos deste curso do que fazem no seu...