11:00

ambiente-um minuto

Ozono no verão

29, Julho 2019

Já ouviu, de certo, falar muito de ozono e de como ele é importante para o nosso bem-estar. Mas esse ozono é aquele que se encontra na estratosfera, a mais de 20 km de altitude, e que permite a filtragem dos raios UV e a proteção dos nossos olhos e saúde.

No entanto, o mesmo ozono cá em baixo, à superfície, onde respiramos já não é um super-herói, mas sim um vilão para a nossa saúde. É verdade!

O ozono não é emitido por nenhuma atividade humana ou natural, mas forma-se na atmosfera na presença de outros compostos poluentes (como óxidos de azoto e compostos orgânicos voláteis) e da radiação solar. Ou seja, trata-se de um composto químico, oxidante, que aparece durante o transporte destes poluentes e sobretudo nos períodos do verão e primavera (radiação solar!), geralmente em locais afastados das áreas urbanas, alguns desses locais onde frequentemente inspiramos fundo porque achamos que estamos na presença de ar puro!

Em Portugal é frequente, todos os verões, existirem ultrapassagens aos valores limite legislados para a proteção da saúde humana relativamente a este poluente, de Norte a Sul do país.

Esta informação é especialmente importante para os grupos de risco relativamente à poluição do ar, em particular as crianças, os idosos e as pessoas com problemas respiratórios.

Se é o seu caso, esteja atento…(pense no ambiente 1 minuto) e proteja a sua saúde!

Podcasts:

17, Fevereiro 2020

O Carnaval está a chegar! Para muitos uma oportunidade para dar largas à

imaginação... e porque não usá-la e vive-la de uma forma sustentável?

Deixamos-lhe algumas dicas para um carnaval mais consciente e na mesma animado!

O...

10, Fevereiro 2020

Hoje, temos um projeto e um desafio novo para lhe apresentar!

Já ouviu falar do projeto “mãos à obra”?

Por incrível que possa parecer, aposto que ainda hoje encontras com frequência lixo nas ruas, nos jardins, nas matas, enfim por aí...

3, Fevereiro 2020

Já tomou café hoje?

E que café tomou? Máquina com capsulas?

Se acertei...tenho outra pergunta: o que fez à capsula? Onde a colocou?

Sabia que cada português consome, em média, 700 cápsulas de café por ano?

Será fácil...

27, Janeiro 2020

Os fogos na Austrália foram um dos últimos eventos extremos e desastres ambientais ocorridos no mundo. Apesar dos incêndios florestais serem uma parte integrante do ecossistema australiano e um processo importante na regeneração da terra, estes...

20, Janeiro 2020

Começou um novo ano, e com ele 365 novas oportunidades para fazer a diferença todos os dias! Não lhe damos 365 ideias, mas ficam algumas dicas para que possa fazer a diferença:

1.Diminua o desperdício na cozinha: Planeie as suas refeições;...

13, Janeiro 2020

Sabia que no passado dia 2 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial do Solo?

O solo é um recurso natural e fundamental para a vida na terra, no entanto, a pressão humana tem levado este recurso ao seu limite. A este facto acresce que o solo...

6, Janeiro 2020

Às vezes é mesmo com os pequeninos que apreendemos mais, não é?

Pedimos a alguns pequeninos que pensassem e nos dessem sugestões para prendas de Natal amigas do ambiente…

E eles fizeram uma lista muito rapidamente. Querem ouvir?

30, Dezembro 2019

Já sabemos que não há Natal sem presentes.

Mas os presentes não precisam de ser todos comprados, nem encomendados de longe. E há muitos presentes que são amigos de todos, inclusive do ambiente!

-Quanto aos presentes faça uma lista...

23, Dezembro 2019

á pensou na grande quantidade de papel, plástico, desperdício alimentar e outros resíduos que produzimos na época natalícia? Pois bem, na verdade, não dá para imaginar.

Todos os anos, em todas as cidades e vilas os contentores do lixo ficam...

16, Dezembro 2019

As previsões, realizadas na Universidade de Aveiro (DFIS e DAO) apontam para um cenário de escassez de água no ecossistema e, naturalmente...