11:00

ambiente-um minuto

A importância do insetos polinizadores

8, Julho 2019

Imagino que já saiba que os insetos polinizadores, em particular as abelhas, tem uma grande importância no nosso ecossistema…

Mas sabia que um terço daquilo que comemos não existiria se não existissem as abelhas?

Este trabalho, não remunerado, contribui com 10% do PIB da agricultura mundial, representando um valor superior a 200 biliões de dólares por ano.

Além da polinização, estes insetos são também importantes no controlo das pragas que atingem as hortas, jardins ou pomares.

Atualmente verifica-se que as abelhas e outros insetos polinizadores estão a ficar doentes, registando-se em vários locais a morte de colonias devido à poluição, ao uso de herbicidas e pesticidas e redução da biodiversidade.

O que podemos nós fazer para ajudar?

Algumas medidas possíveis incluem a manutenção de áreas com espécies florais selvagens, ou plantação de espécies com mais produção floral.

Apostar na agricultura biológica livre de herbicidas e pesticidas como forma de manter os ecossistemas agrícolas mais saudáveis e resistentes.

Já Albert Einstein dizia “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana.”

Por isso pense bem… Pense no ambiente um minuto

Podcasts:

9, Dezembro 2019

Todos nós já sabemos que os oceanos estão contaminados com microplásticos, mas sabia que também o ar que respiramos tem partículas de micro e nanoplásticos?

Estas micropartículas de plástico podem ser transportadas pelas correntes de ar por...

2, Dezembro 2019

Tem por acaso, lá em casa, brinquedos usados, (carros, motas, comboios, aviões, bonecas, jogos ou instrumentos musicais eletrónicos) e estragados que já não usa? Se sim, esta proposta é para si!

Chama-se Share Toy, e começou com uma ideia...

25, Novembro 2019

Já ouviu falar do “Pinheiro Bombeiro”?!

Trata-se de uma iniciativa de cariz social da startup portuguesa Rnters que permite, durante o período de Natal, alugar pinheiros de Natal verdadeiros.

Por cada pinheiro alugado, 5€ revertem...

18, Novembro 2019

E se da próxima fez que for correr aproveitar para apanhar o lixo que vai encontrando pelo caminho? É isso que se faz no plogging  - uma palavra que surgiu da combinação de jogging (correr, em inglês) e plocka upp (apanhar, em sueco). O...

11, Novembro 2019

Hoje trazemos dois testemunhos de dois caloiros que ingressaram recentemente na Universidade de Aveiro, mais propriamente no Departamento de Ambiente e Ordenamento no curso de Engenharia do Ambiente.

...
4, Novembro 2019

Hoje em dia cuidar da saúde do planeta é uma prioridade e um dever de todos. E porque não começar logo pela manhã?

Há várias formas de começar o dia de uma forma mais sustentável!

Logo que acordamos a primeira coisa que fazemos é...

28, Outubro 2019

Sabia que todos os anos são deitadas ao lixo 85 mil milhões de garradas de plástico e que 6 milhões de toneladas de plástico são lançados nos oceanos?

Um relatório divulgado pelo Fórum Económico Mundial conclui que “Se a utilização de...

21, Outubro 2019

Sabia que existe um PubhD em Aveiro?

O que é um PuhD perguntam? Um local de encontro onde alunos de doutoramento são desafiados a explicar o seu trabalho ao público, num bar Aveirense. Nada de formalidades, nada de powerpoints, só...

14, Outubro 2019

O que fazes aos óleos de cozinha depois de os usar? Sabes que eles podem ser usados na produção de biodiesel? Basta que para isso os coloques numa garrafa de plástico e, depois, leves esta garrafa até um dos óleões que estão, normalmente, perto...

7, Outubro 2019

O novo ano académico está a começar e com ele vão surgir em quase todas as universidades há atividades de receção aos caloiros (e não só) que chamamos de praxe.

A todos os doutores e...

Em Agenda:

16, Dezembro 2019

As previsões, realizadas na Universidade de Aveiro (DFIS e DAO) apontam para um cenário de escassez de água no ecossistema e, naturalmente...