11:00

ambiente-um minuto

Moda sustentável

3, Junho 2019

Moda sustentável… será que podemos andar na moda e cuidar do ambiente ao mesmo tempo?

Antes de comprar faça esta pergunta a si mesmo:

De onde vem esta peça e para onde vai quando me desfazer dela?

Sempre que possível devemos optar por fibras biodegradáveis e produzidas de maneira sustentável, sem o uso de pesticidas ou outros produtos tóxicos. Na produção de tecidos sintéticos utilizam-se vários produtos químicos nocivos para o meio ambiente, ao contrário dos tecidos naturais, como a lã, seda e algodão.

Pode-se também optar pela utilização de fibras recicladas, provenientes dos resíduos da própria produção ou dos resíduos pós-consumo garantindo uma maior durabilidade do produto.

Infelizmente existem algumas dificuldades para adquirir peças sustentáveis, principalmente pelos preços, que geralmente são elevados ou ainda pela baixa oferta.

Mas se quisermos ser consumidores conscientes, para além de optarmos por peças produzidas de forma sustentável, podemos adotar outras atitudes importantes, como: comprar menos, investir em peças duráveis, consertar peças danificadas, doar, trocar, compartilhar e personalizar peças. Hábitos que não só poupam o ambiente como também a nossa carteira.

Pense bem… Pense no ambiente, um minuto

Podcasts:

16, Setembro 2019

Quem não se lembra do passado dia 6 de setembro que amanheceu sem conseguirmos ver o sol a nascer em Aveiro…tal era a quantidade de fumo dos incêndios.

Este cenário tornou o ar...

9, Setembro 2019

O início de um ano escolar exige várias tarefas e preparativos, para além de tempo e dinheiro, não é? Por isso mesmo é cada vez mais importante optarmos por opções mais sustentáveis e que permitam uma verdadeira...

29, Julho 2019

Já ouviu, de certo, falar muito de ozono e de como ele é importante para o nosso bem-estar. Mas esse ozono é aquele que se encontra na estratosfera, a mais de 20 km de altitude, e que permite a filtragem dos raios UV e a proteção dos nossos olhos...

22, Julho 2019

Tens 18 anos e estás prestes a inscrever-te num curso superior?

Não? Mas conheces alguém assim?

Então esta mensagem talvez seja para ti!

O ambiente é, hoje, o assunto da ordem do dia. Não pelos melhores motivos, é verdade. Mas...

15, Julho 2019

A oitava edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente que se realizou em abril no Departamento de Ambiente e Ordenamento pode ser um exemplo a seguir por outros encontros de estudantes… Já vão perceber porquê!

Esta...

8, Julho 2019

Imagino que já saiba que os insetos polinizadores, em particular as abelhas, tem uma grande importância no nosso ecossistema…

Mas sabia que um terço daquilo que comemos não existiria se não existissem as abelhas?

Este trabalho, não...

1, Julho 2019

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir, podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui...

24, Junho 2019

Quem tem um jardim gosta sempre de ter um relvado verde para jogar à bola, esticar-se ao sol ou brincar com as crianças. Mas no verão, isso também significa um gasto elevado de água e despesa considerável com a rega.

Nestes meses quentes de...

17, Junho 2019

Já ouviu falar da iniciativa/projeto “Waste4Coffee”?

Trata-se de uma iniciativa criada muito recentemente por uma jovem de 20 anos – Joana Costa – que se apanhar lixo da praia, recebe em troca um café. Tudo começou com apenas um restaurante...

10, Junho 2019

Todos os anos por altura das Festas dos Santos Populares, quando já só pensamos na broa com sardinha assada, ouvimos falar das quotas para a pesca da sardinha e ficamos logo assustados só de pensar que nos vai faltar a sardinha!

Mas na...

Em Agenda:

23, Setembro 2019

Já alguma vez pensou no impacto que a sua alimentação tem no ambiente?

É possível proteger a biodiversidade e o ecossistema com dietas sustentáveis; para além de otimizar os recursos naturais e humanos. Uma dieta sustentável é cada vez mais...

30, Setembro 2019

Entraste na UA? E tens bicicleta? Sim? Então prepara-te porque, pelo menos um dia por semana, a UA disponibiliza vários menus saudáveis muito baratos para o pequeno-almoço e ainda a possibilidade de tomares duche no...

7, Outubro 2019

O novo ano académico está a começar e com ele vão surgir em quase todas as universidades há atividades de receção aos caloiros (e não só) que chamamos de praxe.

A todos os doutores e...