11:00

ambiente-um minuto

Cidades verdes

15, Abril 2019

Num mundo em mudança em que as questões ambientais estão na ordem do dia, e num mundo em que a maioria da população europeia vive e continuará a viver em áreas urbanas, à uma questão de base a que temos de dar resposta.

Em que tipo de cidade queremos nós viver?

As características da morfologia urbana tornam as cidades vulneráveis a um conjunto de desafios a que terão de dar resposta num futuro que é já amanhã. Um desses desafios é garantir um ar de qualidade. Ao longo dos últimos anos a melhoria da qualidade do ar têm vindo a ser conseguida através da redução das emissões de poluentes atmosféricos, por via da aplicação de soluções tecnológicas. Mais recentemente, e reconhecendo que as medidas tradicionais continuam a ser necessárias, a União Europeia tem defendido que estas devem ser reforçadas por soluções naturais. As designadas soluções baseadas na natureza, e estamos a falar de elementos paisagísticos naturais como pequenos cursos de água, zonas arborizadas, coberturas e fachadas verdes, quando aplicadas estrategicamente, permitem assegurar múltiplas funções e benefícios num mesmo espaço.

O direito a um ar de qualidade é um direito de cada cidadão. Há que Pensar, Planear e Agir, dando espaço à natureza para que esta possa fornecer os seus valiosos serviços.

Podcasts:

29, Julho 2019

Já ouviu, de certo, falar muito de ozono e de como ele é importante para o nosso bem-estar. Mas esse ozono é aquele que se encontra na estratosfera, a mais de 20 km de altitude, e que permite a filtragem dos raios UV e a proteção dos nossos olhos...

22, Julho 2019

Tens 18 anos e estás prestes a inscrever-te num curso superior?

Não? Mas conheces alguém assim?

Então esta mensagem talvez seja para ti!

O ambiente é, hoje, o assunto da ordem do dia. Não pelos melhores motivos, é verdade. Mas...

15, Julho 2019

A oitava edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente que se realizou em abril no Departamento de Ambiente e Ordenamento pode ser um exemplo a seguir por outros encontros de estudantes… Já vão perceber porquê!

Esta...

8, Julho 2019

Imagino que já saiba que os insetos polinizadores, em particular as abelhas, tem uma grande importância no nosso ecossistema…

Mas sabia que um terço daquilo que comemos não existiria se não existissem as abelhas?

Este trabalho, não...

1, Julho 2019

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir, podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui...

24, Junho 2019

Quem tem um jardim gosta sempre de ter um relvado verde para jogar à bola, esticar-se ao sol ou brincar com as crianças. Mas no verão, isso também significa um gasto elevado de água e despesa considerável com a rega.

Nestes meses quentes de...

17, Junho 2019

Já ouviu falar da iniciativa/projeto “Waste4Coffee”?

Trata-se de uma iniciativa criada muito recentemente por uma jovem de 20 anos – Joana Costa – que se apanhar lixo da praia, recebe em troca um café. Tudo começou com apenas um restaurante...

10, Junho 2019

Todos os anos por altura das Festas dos Santos Populares, quando já só pensamos na broa com sardinha assada, ouvimos falar das quotas para a pesca da sardinha e ficamos logo assustados só de pensar que nos vai faltar a sardinha!

Mas na...

3, Junho 2019

Moda sustentável… será que podemos andar na moda e cuidar do ambiente ao mesmo tempo?

Antes de comprar faça esta pergunta a si mesmo:

De onde vem esta peça e para onde vai quando me desfazer dela?

Sempre que possível devemos...

27, Maio 2019

A Universidade de Aveiro foi pioneira, há 40 anos atrás, na criação do primeiro curso de Engenharia do Ambiente, uma das marcas desta Universidade. Questionámos alguns dos atuais alunos deste curso do que fazem no seu...