11:00

ambiente-um minuto

Poluição concelho de Ílhavo

4, Março 2019

Segundo a OMS, nos últimos anos, pelo menos quinze locais em Portugal ultrapassaram o nível máximo de concentração de partículas finas inaláveis, que não deve ser superior a 10 microgramas por metro cúbico de ar. Um destes locais foi Ílhavo, com valores médios anuais de 12 microgramas por metro cubico.

Estas partículas minúsculas entram nos pulmões e no sistema cardiovascular, causando doenças potencialmente mortíferas como derrames cerebrais, ataques de coração, obstruções pulmonares e infeções respiratórias.

Os valores limite de concentração indicados pela OMS são, no entanto, mais baixos do que os da legislação portuguesa, que é de 25 microgramas por metro cúbico de ar. É um facto que, todos os locais referidos ficam dentro dos limites permitidos legalmente, mas será isto uma boa notícia?

Por outro lado, se compararmos os valores medidos em Portugal, que rondam os 10 a 20  com aqueles observados nalgumas partes do mundo … como por exemplo, na Índia, onde se registam valores perto dos 200 microgramas por metro cúbico de ar, pode dar-nos a ideia que a qualidade do ar que respiramos é boa.

Relativo ou não, estas notícias são, pelo menos, um sinal de alerta para melhorar as condições do ar que respiramos todos os dias…

Podcasts:

21, Outubro 2019

Sabia que existe um PubhD em Aveiro?

O que é um PuhD perguntam? Um local de encontro onde alunos de doutoramento são desafiados a explicar o seu trabalho ao público, num bar Aveirense. Nada de formalidades, nada de powerpoints, só...

14, Outubro 2019

O que fazes aos óleos de cozinha depois de os usar? Sabes que eles podem ser usados na produção de biodiesel? Basta que para isso os coloques numa garrafa de plástico e, depois, leves esta garrafa até um dos óleões que estão, normalmente, perto...

7, Outubro 2019

O novo ano académico está a começar e com ele vão surgir em quase todas as universidades há atividades de receção aos caloiros (e não só) que chamamos de praxe.

A todos os doutores e...

30, Setembro 2019

Entraste na UA? E tens bicicleta? Sim? Então prepara-te porque, pelo menos um dia por semana, a UA disponibiliza vários menus saudáveis muito baratos para o pequeno-almoço e ainda a possibilidade de tomares duche no...

23, Setembro 2019

Já alguma vez pensou no impacto que a sua alimentação tem no ambiente?

É possível proteger a biodiversidade e o ecossistema com dietas sustentáveis; para além de otimizar os recursos naturais e humanos. Uma dieta sustentável é cada vez mais...

16, Setembro 2019

Quem não se lembra do passado dia 6 de setembro que amanheceu sem conseguirmos ver o sol a nascer em Aveiro…tal era a quantidade de fumo dos incêndios.

Este cenário tornou o ar...

9, Setembro 2019

O início de um ano escolar exige várias tarefas e preparativos, para além de tempo e dinheiro, não é? Por isso mesmo é cada vez mais importante optarmos por opções mais sustentáveis e que permitam uma verdadeira...

29, Julho 2019

Já ouviu, de certo, falar muito de ozono e de como ele é importante para o nosso bem-estar. Mas esse ozono é aquele que se encontra na estratosfera, a mais de 20 km de altitude, e que permite a filtragem dos raios UV e a proteção dos nossos olhos...

22, Julho 2019

Tens 18 anos e estás prestes a inscrever-te num curso superior?

Não? Mas conheces alguém assim?

Então esta mensagem talvez seja para ti!

O ambiente é, hoje, o assunto da ordem do dia. Não pelos melhores motivos, é verdade. Mas...

15, Julho 2019

A oitava edição do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia do Ambiente que se realizou em abril no Departamento de Ambiente e Ordenamento pode ser um exemplo a seguir por outros encontros de estudantes… Já vão perceber porquê!

Esta...

Em Agenda:

28, Outubro 2019

Sabia que todos os anos são deitadas ao lixo 85 mil milhões de garradas de plástico e que 6 milhões de toneladas de plástico são lançados nos oceanos?

Um relatório divulgado pelo Fórum Económico Mundial conclui que “Se a utilização de...

4, Novembro 2019

Hoje em dia cuidar da saúde do planeta é uma prioridade e um dever de todos. E porque não começar logo pela manhã?

Há várias formas de começar o dia de uma forma mais sustentável!

Logo que acordamos a primeira coisa que fazemos é...

11, Novembro 2019

Hoje trazemos dois testemunhos de dois caloiros que ingressaram recentemente na Universidade de Aveiro, mais propriamente no Departamento de Ambiente e Ordenamento no curso de Engenharia do Ambiente.

...